- Os aposentados e pensionistas que recebem mais que o piso nacional possuem um calendário do INSS distinto que dura cinco dias;
- Esse inicia nos primeiros dias do mês e efetua o pagamento a dois grupos por dia;
- É possível consultar o extrato de pagamento do benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS;
A partir de quarta-feira (1º), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. O calendário do INSS se estende até o dia 8 de setembro.
O pagamento das aposentadorias e pensões do INSS ocorre de forma escalonada, conforme o final do número impresso no cartão. Além disso, a instituição dividi os beneficiários em dois grupos, de acordo com o valor recebido.
Sendo assim, os segurados que recebem um salário mínimo têm o calendário do INSS iniciado antes. Esse tem a duração de dez dias e paga um beneficiário por dia. Esse sempre ocorre entre a última semana do mês e na primeira semana do mês seguinte.
O último pagamento iniciou no dia 25 de agosto e vai até o dia 8 de setembro. Nesta terça-feira (31), recebem os beneficiários que possuem o número do cartão terminado em 5. Veja todas as datas abaixo:
- NIS final 1 – 25 de agosto;
- NIS final 2 – 26 de agosto;
- NIS final 3 – 27 de agosto;
- NIS final 4 – 30 de agosto;
- NIS final 5 – 31 de agosto;
- NIS final 6 – 01 de setembro;
- NIS final 7 – 02 de setembro;
- NIS final 8 – 03 de setembro;
- NIS final 9 – 06 de setembro;
- NIS final 0 – 08 de setembro.
Os aposentados e pensionistas que recebem mais que o piso nacional possuem um calendário do INSS distinto que dura cinco dias. Esse inicia nos primeiros dias do mês e efetua o pagamento a dois grupos por dia, conforme o final do último número presente no cartão. Veja as datas abaixo:
- NIS final 1 e 6 – 01 de setembro;
- NIS final 2 e 7 – 02 de setembro;
- NIS final 3 e 8 – 03 de setembro;
- NIS final 4 e 9 – 06 de setembro;
- NIS final 5 e 0 – 08 de setembro.
Como é possível perceber, os dois calendários do INSS passam a ocorrer de forma paralela, após a segunda semana de pagamento. Sendo assim, finalizam na mesma data.
Consultar calendário do INSS
É possível consultar o extrato de pagamento do benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS, clicando na opção “Extrato de pagamento do benefício”. Caso o aposentado e pensionista não seja cadastrado na plataforma, é preciso acessar o site gov.br e se inscrever.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida através dos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. Além disso, é possível obter nas agências do INSS.
Extrato de pagamento
Os segurados que desejar acompanhar o saldo do benefício, assim como as transações dos últimos meses, pode consultar o extrato de pagamento. O procedimento pode ser feito de diversas formas, confira:
Aplicativo Meu INSS
- Acesse o Meu INSS;
- Escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Se preferir, imprima o documento.
Nas agências da previdência
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Novo requerimento”;
- Digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço de agendamento;
- Compareça à unidade do INSS, no dia e na hora marcados, com os documentos necessários.
No Caixa eletrônico do Banco
Os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil podem consultar o seu extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet. Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição financeira.
Como alterar a forma de pagamento?
Quem recebe o benefício pelo cartão do INSS pode trocar a forma de pagamento para uma conta corrente de sua titularidade. Para isso, é preciso acessar o site Meu INSS e agendar o serviço. Confira abaixo o passa a passo:
- Acesse o site Meu INSS;
- Faça o login com CPF e senha;
- Clique em “Agendamento/Solicitações”;
- No canto direito, clique em “Novo requerimento”;
- Em seguida, vá em “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços”;
- Depois, clique em “Transferir Benefício para Conta Corrente – Atendimento à distância”;
- Preencha ou atualize as “Informações de Contato”;
- Na mesma tela, clique em “Dados Adicionais” e informe os dados bancários (agência, banco, tipo de conta, número da conta) e o número do benefício;
- Agora, clique em “Anexos”;
- Por fim, clique no quadro azul “Novo” e envie os documentos que comprovem a titularidade da conta e do benefício.