DETRAN-RN anuncia leilão de veículos com 245 lotes para esta semana

Nesta quinta-feira (2), a partir das 9h, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) leiloará lotes de veículos que estão apreendidos nas cidades de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Assú. Dos 245 lotes a serem disponibilizados, 183 vão continuar em circulação.

Detran-RN anuncia leilão de veículos com 245 lotes para esta semana
Detran-RN anuncia leilão de veículos com 245 lotes para esta semana (Imagem: Divulgação/Detran-RN)

Segundo o Detran-RN, os demais veículos a serem disponibilizados no leilão são os destinados para a sucata.

Nas próximas terça-feira (31) e quarta-feira (1º), o Detran-RN abrirá os pátios de veículos apreendidos em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Assú — para que os interessados possam visitar os veículos e sucatas a serem leiloados.

A visitação acontecerá nos dois dias, no horário das 8h às 12h. Para acessar os pátios, a pessoa deve utilizar máscara facial, além de seguir os protocolos contra a à covid-19.

Conforme o Detran-RN, a pessoa que conseguir o arremate de qualquer bem deverá assinar um comprovante de arrematação, contendo número, valor e descrição do lote. Também será preciso realizar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido.

Após a data do pregão, em até três dias úteis, há a necessidade de concluir a compra, quitando os 80% restantes. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

O arrematante ainda deverá custear o IPVA, licenciamento Seguro, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2021.

No caso da sucata, a pessoa precisa apenas pagar as baixas da sucata e de gravame (caso exista). Não será preciso pagar outra taxa ao Detran.

Neste último caso, a arrematação dos veículos classificados como “Sucata” fica restrita às empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito ou Estado ou do Distrito Federal em que atuar.

O departamento ainda destaca que os veículos tipo ciclomotores, que não estiverem devidamente emplacados, apensas serão liberados para retirada após o emplacamento. As custas que envolvam esse processo serão por conta desta pessoa.

Endereços para visitação dos lotes

  • Lotes 01 ao 78 — Pátio Detran-RN (antiga Guanabara) Av. Capitão Mor Gouveia, 545 – Esquina com a Rua Henrique Dias, Natal.
  • Lotes 79 ao 152 — Pátio da 10º BPM, Rua João Celso Filho – Assú
  • Lotes 153 e 154 — Pátio da 2º DPRE, RN 117 (Caminho de Dix Sept Rosado) – Mossoró
  • Lote 155 ao 211 — 2º DPRE, Av. Lauro Monte – Abolição I Mossoró/RN
  • Lotes 212 ao final — 4º DPRE, Rua da Independência (BR 405) – Pau dos Ferros

Como participar do leilão de veículos do Detran-RN

De acordo com a presidente da comissão de Leilão do Detran, Celeyde Diniz, o leilão acontecerá exclusivamente on-line. Para participar, basta acessar o site da Lance Certo Leilões. O interessado deverá realizar o cadastro na página da internet para poder participar.

Para conferir os Editais e todas as informações do leilão, basta acessar estes links: Aqui e Aqui.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.