Banco Central anuncia medidas que devem tornar o PIX mais seguro

Na última sexta, 27, o Banco Central comunicou o lançamento de várias medidas voltadas para o reforço da segurança do PIX. Entre as novidades está o limite de R$1 mil reais para transferências efetuadas entre pessoas físicas durante a noite.

Banco Central anuncia medidas que devem tornar o PIX mais seguro
Banco Central anuncia medidas que devem tornar o PIX mais seguro (Imagem: Reprodução/ Exame Invest)

O BC foi pressionado pelos bancos e instituições financeiras para aumentar a segurança do PIX. Segundo as projeções, as alterações devem entrar em vigor em algumas semanas.

“As medidas se concentram, principalmente, na segurança desses meios de pagamento contra crimes perpetrados por bandidos impondo coação a vida humana, por exemplo, sequestros relâmpagos ou roubos e fraudes em meios de pagamentos eletrônicos, que é um problema social e grave igualmente”, explicou o diretor da Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello.

Principais alterações do PIX

Por fim, o Banco Central irá determinar que os usuários do PIX compartilhem com as autoridades de segurança pública as informações a respeito de transações suspeitas de estarem envolvidas em atividades criminosas.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile