São Luís (MA) anuncia cronograma de vacinação para 3ª dose na capital

A capital maranhense, São Luís, também se mobilizou para criar o cronograma de vacinação da terceira dose contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 26, e gira em torno dos idosos com 90 anos ou mais. 

São Luís (MA) anuncia cronograma de vacinação para 3ª dose na capital
São Luís (MA) anuncia cronograma de vacinação para 3ª dose na capital. (Imagem: Reprodução/ G1)

Este grupo precisa ter recebido a segunda dose da AstraZeneca ou CoronaVac há mais de seis meses. Somente assim poderão fazer parte do calendário de vacinação da terceira dose previsto para começar nesta sexta-feira, 27. 

A vacina escolhida para o reforço vacinal desses idosos é a Pfizer. Na oportunidade, a Prefeitura de São Luís, informou que a cidade já estava preparada para iniciar a vacinação da terceira dose.

Tendo em vista que todos os munícipes com mais de 18 anos já receberam a primeira dose e haviam outras doses disponíveis. 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís reforçou que a terceira dose será ministrada “em idosos residentes em instituições de longa permanência, com a idade mínima permitida. Ainda nesta semana, será divulgado o calendário para os próximos públicos que receberão a terceira dose da vacina”.

Embora os estados do Rio de Janeiro e São Paulo tenham sido os primeiros a anunciar o início do calendário de vacinação da terceira dose para os dias 1º e 6 de setembro, a cidade de São Luís foi a primeira a colocá-lo em prática após as deliberações do Ministério da Saúde. Lembrando que a capital maranhense está agindo de acordo com as diretrizes da pasta.

Ou seja, a vacina escolhida pelo ministério para a vacinação da terceira dose foi mantida, além de iniciar o reforço da imunização com uma determinada faixa etária do grupo de risco estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Vale ressaltar que os estados e municípios têm total autonomia para ampliar a execução das normas do PNI de acordo com a demanda e disponibilidade local. 

Em São Luís, nove postos de vacinação foram organizados para a vacinação da terceira dose. Basta que os idoso com 90 anos ou mais se dirijam a uma dessas unidades munidos de documento de identidade original com foto e o cartão que comprova as duas primeiras doses.

Veja os locais de vacinação a seguir:

  • Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae), bairro Cohafuma, em São Luís;
  • Drive-thru do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha;
  • Centro de Convenções da UFMA;
  • Drive-thru da UFMA;
  • Drive-thru da UEMA;
  • Centro da UEMA;
  • Centro da UNDB, no Renascença;
  • Zona Rural – IFMA do Maracanã
  • Drive-thru no Ceuma Renascença.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.