Cronograma de vacinação em adolescentes nas principais capitais do país

Pontos-chave
  • Mais de 60% da população brasileira já foi vacinada com a primeira dose da vacina;
  • São Paulo promoverá ação para vacinação de adolescentes no próximo domingo, 19;
  • Vacinação de adolescentes no DF está parada por falta de doses.

Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa na noite desta quinta-feira, 16, mostraram que a vacinação contra a Covid-19 já chegou a 60% da população brasileira. Isso quer dizer que 127.098.222 cidadãos já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina. 

Cronograma de vacinação em adolescentes nas principais capitais do país
Cronograma de vacinação em adolescentes nas principais capitais do país. (Imagem: G1)

Do total mencionado, 58.646.314 pessoas já estão com o esquema vacinal completo, sendo 954.759 com a segunda dose e 3.931 com a dose única da Janssen.

Dos estados com o calendário de vacinação mais adiantado estão: São Paulo com 70% da população imunizada com a primeira dose (71,26%) e Mato Grosso do Sul com 42,72% da população vacinada com as duas doses. 

No que compete à aplicação de primeiras doses, o Brasil já ultrapassou os Estados Unidos da América (EUA) na cobertura vacinal contra a Covid-19. Enquanto 61,95% dos brasileiros já estão imunizados, o percentual nos EUA é de apenas 61% com a primeira dose ou dose única. 

O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil é tamanha que, várias localidades já começaram a vacinar adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade. Veja a seguir as principais capitais que estão vacinando os jovens. 

São Paulo (SP)

Na cidade de São Paulo uma nova ação para a vacinação em massa será realizada no próximo domingo, 29. Desta vez, o foco é a imunização de adolescentes entre 12 a 17 anos.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou que em poucos dias de campanha, 23,6 mil jovens já foram vacinados. 

Esta é apenas uma pequena parcela do grupo composto por 140 mil adolescentes com algum tipo de comorbidade na capital paulista. 

Com o objetivo de vacinar cada vez mais pessoas deste grupo, a Prefeitura de São Paulo decidiu realizar uma busca ativa junto a instituições que atendem adolescentes com comorbidades para fomentar a adesão vacinal. Enquanto isso, no domingo (29) a imunização de adolescentes acontecerá nos seguintes locais:

  • Parque do Guarapiranga (Zona Sul);
  • Parque do Carmo (Zona Leste);
  • Parque Ecológico do Tietê (Zona Leste);
  • Parque Villa-Lobos (Zona Oeste);
  • Parque da Independência (Zona Sul);
  • Parque da Juventude (Zona Norte);
  • Centro Esportivo Esportes Radicais (Centro).

Estes locais funcionarão das 08h às 17h. Porém, outros 20 postos drive-thru e 21 megapostos também estarão disponíveis para atendimento neste domingo, não apenas para adolescentes, bem como para a aplicação da segunda dose para os demais grupos. 

Rio de Janeiro (RJ) 

Nesta quinta-feira, 26, o prefeito do Rio de Janeiro divulgou o calendário de vacinação com a primeira dose para os adolescentes cariocas. Este público será imunizado entre os dias 30 de agosto a 14 de setembro.

Neste período, a vacinação será exclusiva para adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos. O cronograma vacinal da capital carioca foi organizado para atender meninas em um dia e meninos em outro. 

Originalmente, a vacinação de adolescentes no RJ começou ontem, 26, com meninas de 17 anos. Hoje, 27, é a vez dos meninos da mesma idade. De sábado, 28 em diante, haverá a repescagem para pessoas com 17 anos ou mais. 

Na semana que vem o calendário de vacinação carioca fica da seguinte forma:

  • 30 de agosto: 16 anos – meninas;
  • 31 de agosto: 16 anos – meninos;
  • 1º de setembro: repescagem para 16 anos ou mais;
  • 2 de setembro: 15 anos – meninas;
  • 3 de setembro: 15 anos – meninas.

Salvador (BA)

Em Salvador, a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 começa nesta sexta-feira, 27, em jovens com 17 anos ou mais sem comorbidades. A aplicação das vacinas acontecerá gradativamente para que cada faixa etária seja atendida de forma decrescente.

Cronograma de vacinação em adolescentes nas principais capitais do país
Cronograma de vacinação em adolescentes nas principais capitais do país. (Imagem: R7)

No geral, a capital baiana mantém a vacinação de adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos com algum tipo de comorbidade ou deficiência permanente. A repescagem para a aplicação da primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais também acontece hoje. 

Veja o cronograma vacinal a seguir:

  • 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente: das 08h às 14h;
  • Repescagem para pessoas com 18 anos ou mais: das 08h às 16h.

Distrito Federal (DF)

Na capital do país, a vacinação de adolescentes começou na última terça-feira, 24, com jovens na faixa etária de 17 anos. Somente nos dois primeiros dias de campanha deste grupo reuniram mais de 24,4 mil pessoas. 

Ontem, 26, o Distrito Federal (DF) recebeu um novo lote contendo 25.150 doses de vacinas contra a Covid-19. No entanto, apenas 5.850 são da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em adolescentes. 

Por hora, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que não é possível ampliar a faixa etária a ser imunizada em virtude das doses insuficientes para atender este público. O público de 16 anos no DF é composto por mais de 40 mil jovens. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.