- Mais de 60% da população brasileira já foi vacinada com a primeira dose da vacina;
- São Paulo promoverá ação para vacinação de adolescentes no próximo domingo, 19;
- Vacinação de adolescentes no DF está parada por falta de doses.
Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa na noite desta quinta-feira, 16, mostraram que a vacinação contra a Covid-19 já chegou a 60% da população brasileira. Isso quer dizer que 127.098.222 cidadãos já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina.
Do total mencionado, 58.646.314 pessoas já estão com o esquema vacinal completo, sendo 954.759 com a segunda dose e 3.931 com a dose única da Janssen.
Dos estados com o calendário de vacinação mais adiantado estão: São Paulo com 70% da população imunizada com a primeira dose (71,26%) e Mato Grosso do Sul com 42,72% da população vacinada com as duas doses.
No que compete à aplicação de primeiras doses, o Brasil já ultrapassou os Estados Unidos da América (EUA) na cobertura vacinal contra a Covid-19. Enquanto 61,95% dos brasileiros já estão imunizados, o percentual nos EUA é de apenas 61% com a primeira dose ou dose única.
O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil é tamanha que, várias localidades já começaram a vacinar adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade. Veja a seguir as principais capitais que estão vacinando os jovens.
São Paulo (SP)
Na cidade de São Paulo uma nova ação para a vacinação em massa será realizada no próximo domingo, 29. Desta vez, o foco é a imunização de adolescentes entre 12 a 17 anos.
Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou que em poucos dias de campanha, 23,6 mil jovens já foram vacinados.
Esta é apenas uma pequena parcela do grupo composto por 140 mil adolescentes com algum tipo de comorbidade na capital paulista.
Com o objetivo de vacinar cada vez mais pessoas deste grupo, a Prefeitura de São Paulo decidiu realizar uma busca ativa junto a instituições que atendem adolescentes com comorbidades para fomentar a adesão vacinal. Enquanto isso, no domingo (29) a imunização de adolescentes acontecerá nos seguintes locais:
- Parque do Guarapiranga (Zona Sul);
- Parque do Carmo (Zona Leste);
- Parque Ecológico do Tietê (Zona Leste);
- Parque Villa-Lobos (Zona Oeste);
- Parque da Independência (Zona Sul);
- Parque da Juventude (Zona Norte);
- Centro Esportivo Esportes Radicais (Centro).
Estes locais funcionarão das 08h às 17h. Porém, outros 20 postos drive-thru e 21 megapostos também estarão disponíveis para atendimento neste domingo, não apenas para adolescentes, bem como para a aplicação da segunda dose para os demais grupos.
Rio de Janeiro (RJ)
Nesta quinta-feira, 26, o prefeito do Rio de Janeiro divulgou o calendário de vacinação com a primeira dose para os adolescentes cariocas. Este público será imunizado entre os dias 30 de agosto a 14 de setembro.
Neste período, a vacinação será exclusiva para adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos. O cronograma vacinal da capital carioca foi organizado para atender meninas em um dia e meninos em outro.
Originalmente, a vacinação de adolescentes no RJ começou ontem, 26, com meninas de 17 anos. Hoje, 27, é a vez dos meninos da mesma idade. De sábado, 28 em diante, haverá a repescagem para pessoas com 17 anos ou mais.
Na semana que vem o calendário de vacinação carioca fica da seguinte forma:
- 30 de agosto: 16 anos – meninas;
- 31 de agosto: 16 anos – meninos;
- 1º de setembro: repescagem para 16 anos ou mais;
- 2 de setembro: 15 anos – meninas;
- 3 de setembro: 15 anos – meninas.
Salvador (BA)
Em Salvador, a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 começa nesta sexta-feira, 27, em jovens com 17 anos ou mais sem comorbidades. A aplicação das vacinas acontecerá gradativamente para que cada faixa etária seja atendida de forma decrescente.
No geral, a capital baiana mantém a vacinação de adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos com algum tipo de comorbidade ou deficiência permanente. A repescagem para a aplicação da primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais também acontece hoje.
Veja o cronograma vacinal a seguir:
- 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente: das 08h às 14h;
- Repescagem para pessoas com 18 anos ou mais: das 08h às 16h.
Distrito Federal (DF)
Na capital do país, a vacinação de adolescentes começou na última terça-feira, 24, com jovens na faixa etária de 17 anos. Somente nos dois primeiros dias de campanha deste grupo reuniram mais de 24,4 mil pessoas.
Ontem, 26, o Distrito Federal (DF) recebeu um novo lote contendo 25.150 doses de vacinas contra a Covid-19. No entanto, apenas 5.850 são da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em adolescentes.
Por hora, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que não é possível ampliar a faixa etária a ser imunizada em virtude das doses insuficientes para atender este público. O público de 16 anos no DF é composto por mais de 40 mil jovens.