Belo Horizonte libera Meio Passe com 50% de desconto no transporte público

No início deste mês a Prefeitura de Belo Horizonte liberou os cadastros para a aquisição do Meio Passe com 50% de desconto. O benefício é direcionado aos estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas escolas da rede pública de ensino. 

Belo Horizonte libera Meio Passe com 50% de desconto no transporte público
Belo Horizonte libera Meio Passe com 50% de desconto no transporte público. (Imagem: Prefeitura de Belo Horizonte)

Mas para ter direito ao desconto de 50% concedido pelo Meio Passe, é necessário residir, pelo menos, a um quilômetro de distância ou mais da instituição de ensino. O benefício é responsável por custear metade do valor que o aluno teria que pagar na passagem do transporte coletivo de ida e volta às aulas. 

Os interessados podem se cadastrar para receber o Meio Passe até o dia 29 de agosto. No entanto, é preciso estar ciente de que a oferta dos descontos irá depender da disponibilidade de vagas concedidas pela Prefeitura de BH.

Concluída esta primeira etapa, a administração municipal entrará em contato com cada um dos selecionados para informar sobre a elegibilidade e qual a documentação que deve ser apresentada.

Vale ressaltar que os estudantes do ensino médio e do EJA que já realizaram o cadastro para adquirir o Meio Passe no mês de fevereiro deste ano, não precisam realizar um novo procedimento. Neste caso, basta atualizar os dados cadastrais no site e conferir o status da inscrição. 

Ressaltando que, assim que as aulas na capital mineira foram retomadas, o desconto voltou a ser automaticamente concedido, tendo em vista que ele incide com base no calendário letivo presencial. 

Volta às aulas BH

As aulas presenciais na capital mineira voltaram no dia 2 de agosto. Escolas privadas, municipais e estaduais estão a todo o vapor recebendo alunos do ensino infantil, fundamental e médio. 

Para que as aulas presenciais pudessem voltar em Belo Horizonte, a prefeitura se baseou no Matriciamento de Risco (MR), fator que considera a incidência média da Covid-10 para cada 100 mil habitantes. Esta taxa é responsável por aferir a tendência e mortalidade da doença.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) situada nos municípios em ondas verde ou amarela do Plano Minas Consciente estipulou que as aulas do 1º ao 5º e do 9º ano ao 3º colegial também podiam retornar.

No caso específico de escolas situadas em municípios mineiros com onda vermelha, podem liberar o ensino presencial apenas para os anos iniciais do ensino fundamental. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.