Volta as aulas presenciais em Maceió conta com visita da vigilância sanitária

Após volta às aulas presenciais, escolas de Maceió recebem vistoria da Vigilância Sanitária. A ação vai verificar se todas as unidades estão de acordo com o que o governo determinou para o retorno.

Volta as aulas presenciais em Maceió conta com visita da vigilância sanitária
Volta as aulas presenciais em Maceió conta com visita da vigilância sanitária(Imagem/Reprodução: SESMAC)

Desde a última segunda-feira, 23, as escolas, públicas e particulares de Maceió puderam retomar suas atividades presencias.

No entanto, teriam que seguir todas as recomendações do governo municipal, é exatamente nesse ponto que a Vigilância Sanitária vai atuar.

Volta às aulas presenciais em Maceió

Com formato hibrido, as escolas da rede municipal se unem às estaduais, que retornaram no último dia 16, e particulares e retomam suas atividades presenciais.

Nesse primeiro momento as unidades escolares não têm permissão de receber todos os estudantes, informou o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia

 “Uns estudantes ficam em casa em um dia e no outro vão para a escola e retornam assim sucessivamente”, explicou.

A primeira ação que as escolas fizeram ao receber os estudantes foi oferecer a eles orientações quanto ao contágio da Covid-19.

Vistoria da Vigilância Sanitárias nas escolas de Maceió

Para possibilitar o retorno diversas adaptações tiveram que ser feitas nas escolas, como:

Instalação de pias e lavatório, distanciamento das mesas e cadeiras, marcação no chão do distanciamento, disponibilização de álcool à 70%, entre outras.

Agora, a Vigilância Sanitária vai visitar cada unidade escolar e verificar se elas atendem às determinações.

“Estamos com várias equipes para orientar os professores. Em cada escola, temos que tomar os cuidados com a merenda escolar, a higienização e o distanciamento. Nós temos que ter os cuidados porque a gente vive em um momento difícil que é o da Covid-19. Nesse primeiro momento, as fiscalizações são educativas”, falou Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária.

Já no início da semana, o secretário de Educação de Maceió explicou que a volta às aulas presenciais acontece em três etapas. Isso porque, muitas escolas ainda necessitam de reparos e adaptações.

“No dia 30 outro grupo de escolas voltam porque passam por uma série de adaptações e até o dia 8 de setembro todas as escolas terão retomado as aulas presenciais”, afirmou ele.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.