IPVA na Bahia encerra cobrança neste mês para quatro finais de placa

Termina no fim deste mês, o prazo para os motoristas de veículos com placas final 7, 8, 9 e 0, pagarem o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 na Bahia. As informações são da Sefaz-BA (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia).

IPVA na Bahia encerra cobrança neste mês para quatro finais de placa
IPVA na Bahia encerra cobrança neste mês para quatro finais de placa (Imagem FDR)

Segundo o calendário, os donos de automóveis com placas final 7 e 8, devem pagar a  terceira cota ou cota única do imposto até os dias 30 e 31/08, respectivamente. Como este é o prazo final para estas placas, os contribuintes que perderem a data, serão considerados inadimplentes.

Já os proprietários de veículos com placas 9 e 0 que parcelaram o tributo em três vezes devem quitar a segunda cota até 30 e 31 de agosto, respectivamente.

Como pagar o IPVA 2021 Bahia

Para pagar o imposto, o contribuinte pode ir até uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco, ou Bancoop. Ele deve ter em mãos o número do Renavam. Os pagamentos relacionados a taxa de licenciamento e às multas de trânsito devem ser quitadas até a data de vencimento da terceira parcela.

Débitos anteriores do IPVA que ainda não foram notificados também podem ser parcelados em até três parcelas, junto com o IPVA 2021. Porém, quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

Em caso de dúvidas, acesse o site da Sefaz Bahia, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Sefaz-Ba, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Finalidade do IPVA

20% do valor arrecadado pelo tributo é remetido para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). E o restante é dividido em 50% para o estado, e a outra parte fica para o município de registro do veículo.

A quota-parte estadual compõe o orçamento do ano e, sendo assim, é direcionada para as várias áreas de atuação do estado, como a saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.