Estou devendo o IPVA 2021, como regularizar os débitos atrasados?

O pagamento de impostos é um dos principais pesos no bolso dos brasileiros. Por conta disso, é comum que alguns deles venham a ficar em atraso. No caso do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é importante ficar em dia com os pagamentos para evitar transtornos com seu veículo. Caso esta seja sua situação, saiba como pagar o IPVA em atraso.

Estou devendo o IPVA 2021, como regularizar os débitos atrasados?
Estou devendo o IPVA 2021, como regularizar os débitos atrasados? (Imagem FDR)

Como consultar e saber se meu IPVA está em atraso

Esta consulta pode ser feita pela internet e o contribuinte verá como está sua situação em detalhes.

Para fazer isso, acesse o portal da Secretaria da Fazenda do seu estado. Após o acesso, insira seus dados como Renavam, placa do veículo, entre outros que serão solicitados.

Geralmente, os portais estaduais já possuem a opção de baixar o boleto do IPVA que está em aberto. Após isso é possível pagar da maneira que achar melhor.

Passo a Passo para pagar o IPVA em atraso

  • Entre no portal da Secretaria da Fazenda do seu estado. Separe o número da placa do seu veículo e do Renavam
  • Clique no link para emitir a guia de pagamento. Os documento para pagar IPVA em atraso são chamados de “Guia para Regularização de Débitos (GRD)“. O boleto do imposto já inclui a multa, juros e demais encargos do atraso.
  • Agora você pode optar por pagar à vista ou parcelado o imposto em atraso. O parcelamento inclui encargos, porém é uma alternativa de regularizar imposto, mesmo estando “sinal vermelho”.
  • Por fim, pague o boleto da forma que preferir em agências bancárias ou casas lotéricas ou com o código de barras, através da internet.

Importância de estar em dia com o IPVA

Os contribuintes que ficam inadimplentes com o tributo não conseguem licenciar o veículo, deixando o bem vulnerável a apreensão.

Segundo o Creditas, o não pagamento ainda incide em mais encargos, como multas e juros. Além disso, o dono do veículo pode ter o CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Estou devendo o IPVA 2021, como regularizar os débitos atrasados?

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA