Conta de luz: quem vai conseguir redução no valor por diminuir consumo?

Nesta quarta, 25, o Ministério de Minas e Energia anunciou a criação de um programa para estimular a economia voluntária de energia elétrica para consumidores residenciais. O governo vai conceder a partir de setembro, descontos na conta de luz dos consumidores que economizarem.

Conta de luz: quem vai conseguir redução no valor por diminuir consumo?
Conta de luz: quem vai conseguir redução no valor por diminuir consumo? (Imagem: Eletron Energia)

“O programa está sendo estruturado e contará com definição de meta mínima de redução para concessão de crédito”, disse o ministério.

O programa de estímulo foi criado em meio a mais crítica crise hídrica registrada no Brasil nos últimos 91 anos. A falta de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas está causando o aumento nas contas.

“Estamos avaliando a metas para todos os consumidores que estarão fixadas na conta de luz. Ganha o consumidor que reduziu e o que não reduziu também, porque o custo total do atendimento, na margem, é menor. Haverá uma premiação para os consumidores que atingirem essa média. A ideia é premiar aqueles consumidores que tenham um esforço de reduzir a carga”, explicou o secretário de Energia Elétrica do ministério, Christiano Vieira.

Christiano disse que a expectativa do governo com esse e com outras iniciativas de economia, é que sejam opções mais econômicas. “Com economia voluntária, poderemos não colocar em operação usinas com custo acima de R$ 2 mil/MWh”, disse.

O ministro Bento Albuquerque afirmou que apesar da criação deste programa, o país não passará por um racionamento de energia elétrica. “Entendemos o programa como medida de economia, que devem ser aplicadas sempre. Não trabalhamos com hipótese de racionamento. Isso tem que ficar muito claro”, disse ele.

Como forma de assegurar o abastecimento de energia, o governo autorizou que as usinas termelétricas fossem acionadas, até mesmo as mais onerosas. O secretário afirmou que existem usinas que custam acima de R$2 mil MWh acionadas atualmente.

Na última segunda, 23, o ministério publicou as determinações para o programa parecido de redução voluntária do consumo de energia, porém voltado para grandes consumidores, como as indústrias. As empresas vão receber compensações financeiras como contrapartida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.