SC publica data prevista para início da vacinação de adolescentes

Um comunicado feito pelo Governo de Santa Catarina, informou que a vacinação de adolescentes com idade entre 12 a 17 anos será iniciada no dia 1º de setembro. A data foi estabelecida com o propósito de agilizar a campanha logo que a imunização de adultos com 18 ou mais com a primeira dose for concluída. 

SC publica data prevista para início da vacinação de adolescentes
SC publica data prevista para início da vacinação de adolescentes. (Imagem: VEJA)

O estado segue as deliberações do Ministério da Saúde, tal como a escolha do imunizante que será aplicado. Os adolescentes serão vacinados com a vacina Pfizer, tendo em vista que é a única marca liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atender este grupo. 

Portanto, a partir de agora, a cada lote de vacinas que o estado de Santa Catarina receber, um quantitativo de 10% será reservado para a vacinação de adolescentes.

Vale ressaltar que em um primeiro momento, as doses para este público serão destinadas para subgrupos específicos, aqueles com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes. 

Já os 90% restantes, serão liberados para a vacinação dos demais adolescentes de acordo com cada faixa etária. Recomenda-se que a prioridade seja dada para idades decrescentes, embora a definição de idade para cada dia deva ser estabelecida de acordo com o andamento do calendário de cada município catarinense. 

Na oportunidade, o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, ressaltou a importância da vacinação de adolescentes com o propósito de conter a disseminação de um público composto por 549.894 pessoas.

“Solicitamos que os jovens compareçam aos locais de vacinação, a partir de setembro e, continuem fazendo o uso das medidas preventivas como uso de máscara, higienização das mãos e adotando o distanciamento social”, clamou. 

A vacinação contra a Covid-19 no Estado de Santa Catarina teve um avanço com a aplicação da primeira dose em 4.517.438 cidadãos, o equivalente a 62,29% da população estadual. Enquanto isso, a segunda dose já chegou a 2.007.714 pessoas, ou seja 27,68% dos catarinenses. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 7.252.502 pessoas vivem no Estado de Santa Catarina. Deste total, 1.147.023 foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia em meados de março de 2020. Neste mesmo período, o número de mortes causadas pela doença chegou a 18.558.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.