Itaú divulga lista de gastos dos brasileiros após flexibilização da quarentena

Após um longo período de grandes restrições, os brasileiros estão voltando a gastar com atividades de lazer e com comemorações. É o que mostrou um levantamento do Itaú Unibanco que teve base nas compras efetuadas com os cartões emitidos pela instituição e pelas vendas através de sua empresa de meios de pagamento.

Itaú divulga lista de gastos dos brasileiros após flexibilização da quarentena
Itaú divulga lista de gastos dos brasileiros após flexibilização da quarentena (Imagem Cinemark)

Os brasileiros estão gastando novamente com bares, parques, cinemas, combustível e pedágio. Até mesmo as multas de trânsito cresceram novamente no segundo trimestre.

Este crescimento nos gastos e a recuperação da economia seguem o rastro do avanço da vacinação contra o coronavírus em todo o Brasil. O levantamento revelou ainda que setores como hotelaria e viagens também estão voltando a crescer, ou seja, o “brasileiro está retomando a rotina”.

Turismo 

Segundo os dados divulgados pelo banco, o turismo que registrou uma queda de 90% em seu faturamento no pior momento da pandemia, cresceu 257,3% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

A alta foi de 237% entre as companhias aéreas e de 255,8% no setor hoteleiro.

“Apesar deste desempenho, é importante ressaltar que o consumo no setor ainda está abaixo dos patamares pré-pandemia”, destacou o banco.

Festas 

Medidas de isolamento mais brandas também estimularam o mercado de casamentos. Muitas festas que estavam marcadas para o ano passado estão acontecendo agora.

As agências matrimonias e buffets registram um crescimento de 97,4% em seu faturamento, em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, o dado ainda mostra uma queda de 51% em relação a dois anos antes. 

Com a retomada das cerimônias, segmentos como aluguéis de roupa e joalherias foram impactados positivamente e obtiveram um crescimento de 214,9% e 129,9%, respectivamente.

Demais setores 

Também ficaram destacados na pesquisa do Itaú os setores: (variação em comparação  com o mesmo período de 2020):

  • Atividades de bem-estar (spas, centros estéticos, massagistas e manicure): +90,7%
  • Bares: +153,5%
  • Lazer (clubes, cinema, teatro, boliche, sinuca, parques e escolas de dança): +176,6%
  • Locomoção e transporte: +98,4%
  • Serviços de mudança: +67,1%
  • Atacadistas: +35,4%
  • Lojas de materiais de construção: +31,6%
  • Vestuário: +162,1%
  • Lojas de departamento: +40,2%

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.