Gil do Vigor se prepara para iniciar PhD; como conseguir uma vaga fora do Brasil?

Ele não conquistou apenas o coração dos brasileiros, mas também uma aprovação no exterior. Veja o que é necessário para trilhar caminhos parecidos com Gil do Vigor e conseguir uma vaga para PhD fora do Brasil.

Gil do Vigor se prepara para iniciar PhD; como conseguir uma vaga fora do Brasil?
Gil do Vigor se prepara para iniciar PhD; como conseguir uma vaga fora do Brasil? (Imagem/Reprodução: UsDissertations)

Estudar em outro país é o sonho de muitos brasileiros e, durante sua participação no BBB, Gil do Vigor comentou diversas vezes sobre sua candidatura ao PhD no exterior, no qual conseguiu aprovação.

Mas, essa não é uma trajetória exclusiva de Gil, veja opções de programas de estudos no exterior para continuar a sua formação.

Afinal, o que é PhD?

Em sentido literal, PhD significa doutor em filosofia, mas, esse não é um título exclusivo para essa área de formação.

De modo geral, esse título é concedido a quem atingiu o nível mais alto de sua instrução e equivale a um título de doutorado.

Mesmo tendo o mesmo nível que um doutorado, o título de PhD se difere dele pelo foco na pesquisa, ou seja, o estudante deve produzir um material tenha relevância cientifica.

Para ter acesso a esse nível de instrução o estudante precisa ficar atento a uma questão: alguns programas aceitam apenas a graduação, enquanto outros exigem que ele tenha concluído o mestrado.

Como conseguir uma vaga fora do Brasil e iniciar o PhD?

Antes de tudo é importante afirmar que é necessário que o estudante seja fluente em inglês, isso porque ele irá estudar nessa língua e terá que passar por bancas de avaliação. Além disso, as instituições geralmente solicitam um certificado de fluência.

Falamos da língua inglesa de um modo geral, mas, é bom lembrar que a necessidade da instituição varia de acordo com o país em que ela está, por exemplo, para estudar no Brasil é necessário falar português.

O segundo ponto importante é a escolha do programa de PhD, é necessário pesquisar as exigências, as linhas/cursos possíveis, entre outras questões.

Além disso, o estudante vai precisar de outras coisas, como:

  • Tirar o passaporte;
  • Verificar os documentos exigidos pela instituição, em algumas pode ser necessário uma carta de recomendação ou de apresentação;
  • Conseguir o visto de estudante, vale lembrar que essa questão não se aplica a todos os países.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.