Matrícula escolar da rede estadual de São Paulo abre novas inscrições

Começou ontem, 23, a matrícula escolar e também a rematrícula de estudantes da rede pública de ensino de São Paulo. O procedimento pode ser feito presencialmente ou pela internet até o mês de setembro.

Matrícula escolar da rede estadual de São Paulo abre novas inscrições
Matrícula escolar da rede estadual de São Paulo abre novas inscrições (Imagem/Reprodução: Pronatec)

Segue até 17 de setembro o prazo para realizar a matrícula escolar na rede estadual de ensino de São Paulo.

O procedimento é referente ao ano letivo de 2022. Podem realizar o processo os alunos maiores de 18 anos ou os responsáveis pelos menores de idade.

Matrícula escolar em São Paulo

É possível escolher entre duas formas de realizar a matricula escolas: presencial ou online.

  • Presencialmente: Basta se dirigir a qualquer unidade de ensino estadual com os documentos pessoais do estudante e do responsável.
  • Rematrícula Online: Acesse o portal Educação São Paulo e siga os passos: Área do responsável > Gestão escolar > matrícula>rematrícula.
  • Matrícula online: É necessário realizar um Pré-cadastro online.

A diferença entre os dois procedimentos virtuais é que, a rematrícula é voltada aos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino.

Enquanto que a matrícula é para os alunos novos, que ainda não estudaram em uma escola estadual.

Tanto do procedimento presencial quanto virtual é necessário apresentar os seguintes documentos, do aluno e do responsável, se for o caso:

  • Documento de identificação com foto, RG;
  • CPF;
  • E-mail válido do responsável;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de vacinação do estudante atualizado.

Programa de Permanência na Escola

Na última semana, o Governador de São Paulo, João Doria, anunciou a criação de um programa voltado a diminuir a evasão escolar dos estudantes do ensino médio.

Para isso, o governo vai investir R$ 400 milhões no Bolsa do Povo Educação que deve disponibilizar R$ 1 mil para cada estudante do ensino médio por um ano letivo.

A ideia é oferecer esse benefício em 2021 e 2022, desde que o estudante esteja matriculado e tenha frequência de, no mínimo, 80%.

Além de 2 a 3 horas de estudos no aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP) e participação nos eventos preparatórios para o ENEM.

As inscrições para receber esse benefício poderão ser feitas de 30 de agosto a 10 de setembro pelo site Bolsa do Povo.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.