Como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking?

Desde o último dia 13, passou a funcionar a segunda fase do Open Banking. Agora, os clientes poderão autorizar o compartilhamento de dados financeiros entre bancos. Caso prefiram, as pessoas ainda podem cancelar esta permissão. Entenda como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking.

Como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking?
Como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir da segunda fase do Open Banking, os clientes poderão solicitar o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre instituições financeiras participantes.

Assim, o compartilhamento acontece apenas se a pessoa autorizar. Além disso, os dados são utilizados somente para finalidades determinadas e por um período específico.

Com esta permissão, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes, e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo ocorre em um ambiente seguro.

Como principal vantagem dessa etapa, os usuários poderão receber ofertas de serviços e produtos mais adequados ao perfil, a valores mais acessíveis, de modo mais ágil.

Outro exemplo de benefícios aos clientes é o surgimento de soluções mais personalizadas de gestão, e de aconselhamento de finanças pessoais.

Na perspectiva do ecossistema financeiro, também há benefício. Neste sentido, há a possibilidade de mais inovação, maior competitividade e com a racionalização de processos.

Na segunda fase deste sistema financeiro aberto, a implementação acontecerá de forma escalonada. Com isso, será possível garantir a segurança e estabilidade ao processo, e permitir possíveis ajustes.

Até o dia 24 de outubro, o Banco Central estabelecerá limites para a quantidade de autorizações para o compartilhamento, o tipo de informação a ser compartilhada, e o horário em que acontecerá o compartilhamento.

Como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking?

Outro diferencial do Open Banking é a liberdade concedida aos usuários. A pessoa que autorizou o compartilhamento de dados financeiros pode cancelar essa permissão a qualquer momento.

Da mesma forma que a autorização acontece por meio digital, o cancelamento também acontece de forma exclusiva pela internet — por meio dos canais digitais de qualquer um dos bancos envolvidos no compartilhamento.

Sendo assim, o cancelamento vale tanto na instituição financeira de origem quanto na de destino das informações.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.