Belo Horizonte divulga novo funcionamento de bares, academias e comércio

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou novas regras para funcionamento de bares, academias, cinemas e comércio de rua. A flexibilização das medidas acontece por conta do avanço da vacinação na capital e o patamar favorável dos indicadores. As medidas passaram a valer desde o último sábado (21).

Belo Horizonte divulga novo funcionamento de bares, academias e comércio
Belo Horizonte divulga novo funcionamento de bares, academias e comércio (Imagem: Adão de Souza/ PBH)

De acordo com a PBH, o comércio de rua e os shoppings da capital podem funcionar sem restrição de horário.

Também foi anunciado que os bares e restaurantes terão autorização para exibir jogos esportivos em televisores ou telões.

Contudo, ainda será preciso respeitar o horário de funcionamento previsto em decreto — das 11h às 23h. Sendo assim, ao considerar as partidas que começam às 21h30 e acabam aproximadamente 23h15, por exemplo, não haverá a transmissão na íntegra destro destes estabelecimentos.

Além disso, será necessário manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas, e de 1 metro entre ocupantes na mesma mesa. Há o limite de seis pessoas por mesa. O consumo poderá ser feito apenas para clientes sentados. As demais regras também devem ser observadas nestes estabelecimentos.

A retirada nos bares e restaurantes pode ser feita até às 22h. Não há restrição de horário para a entrega em domicílio.

Vale destacar que ainda há outras atividades comerciais com restrição de horário. As padarias e lanchonetes, por exemplo, podem funcionar das 5h às 22h. O comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência ou similares possuem autorização das 7h às 22h.

Os serviços de alimentação, para consumo no local, podem funcionar das 11h às 23h. O comércio de alimentos em veículo automotor e em veículo de tração humana possuem autorização das 11h às 21h.

Já pelas novas regras, as academias também poderão funcionar aos domingos. Assim, este serviço pode acontecer diariamente, sem restrição de horário.

As salas de cinema poderão receber um público de até 60% de sua capacidade. Anteriormente, o limite era de 50%.

Belo Horizonte amplia capacidade das escolas

Além dessas novidades para alguns estabelecimentos, a prefeitura da capital anunciou mudanças nas regras para as aulas presenciais nas escolas (níveis infantil, fundamental, médio, superior e técnico).

A distância estre os estudantes poderá ser reduzida para 1 metro. Anteriormente, a distância estabelecida era de 2 metros. Assim, será possível ampliar o número de estudantes ao mesmo tempo em sala de aula.

A PBH também autorizou o retorno das aulas presenciais para o ensino superior. No caso específico dos cursos técnicos, não será mais preciso enviar um ofício solicitando a autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar dessas flexibilizações, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, destaca que “cada cidadão deve ter o compromisso de adotar medidas de segurança para o bem da coletividade”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.