Banco do Brasil cria ferramenta para emitir boletos por WhatsApp

O Banco do Brasil anunciou recentemente que os clientes da instituição poderão emitir, consultar e alterar boletos bancários através do aplicativo de mensagens WhatsApp. De acordo com a Agência Brasil, o BB afirmou que a novidade beneficiará em especial, os pequenos empreendedores, pois otimizará as formas de pagamento oferecidas por eles.

Banco do Brasil cria ferramenta para emitir boletos por WhatsApp
Banco do Brasil cria ferramenta para emitir boletos por WhatsApp (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Para utilizar a novidade, é preciso acessar o WhatsApp do Banco do Brasil e abrir uma conversa com o especialista PJ, o assistente pessoal do banco no app. Para fazer isso, digite #PJ. Na sequência digite “Preciso registrar um boleto” para visualizar as instruções na janela de conversas.

O sistema pedirá dados como CPF, nome, endereço, complemento e detalhes de pagamento (valor, vencimento). Após a confirmação das informações pelo emissor, o boleto é gerado e pode ser encaminhado ao destinatário.

Também será possível consultar boletos ou alterá-los através do aplicativo. Para isso, utilize os comandos “Preciso consultar um boleto” e “Preciso alterar um boleto”. Ambas opções permitem que um PDF seja criado e compartilhado.

Modernização do sistema 

Esta novidade integra uma série de melhorias que o Banco do Brasil está trazendo para seu sistema focado em pessoa jurídica. Em 2020, o banco foi um dos pioneiros em possuir uma assistente no WhatsApp com foco neste público.

Além de tudo que já foi citado, a app também está preparado para atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de crédito e suporte técnico. Além ainda de consultas de saldo, de extrato e de limite do cartão.

Ainda em agosto de 2020, o BB passou a disponibilizar a renegociação de dívidas através do WhatsApp Business, possibilitando o acerto de débitos sem a necessidade de se dirigir a uma agência.

Banco do Brasil

Fundado em 12 de outubro de 1808, o Banco do Brasil S.A. foi a primeira instituição bancária a operar no país e, em mais de 200 anos de existência, acumulou experiências e colecionou inovações, participando vivamente da história e da cultura nacionais.

A marca é uma das mais conhecidas e valorizadas pelos brasileiros, que reconhecem na Instituição qualidades como solidez, confiança, credibilidade, segurança e modernidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.