Estados Unidos criam 10 milhões de vagas de emprego e aumentam interesse dos brasileiros

O número de vagas de emprego abertas nos Estados Unidos alcançou um recorde no mês de junho: foram 10 milhões de oportunidades, segundo dados divulgados em agosto pela Secretaria de Estatísticas de Trabalho do país. Veja logo abaixo se há oportunidades para brasileiros.

Estados Unidos criam 10 milhões de vagas de emprego e aumentam interesse dos brasileiros
Estados Unidos criam 10 milhões de vagas de emprego e aumentam interesse dos brasileiros (Imagem: Click Petróleo e Gás)

De acordo com Rodrigo Costa, CEO do AG Immigration, escritório de imigração especializado nos Estados Unidos, esse é um bom momento para profissionais experientes buscarem emprego no país.

“Se você buscar no LinkedIn por vagas de Cloud Computing, vão aparecer milhares de vagas. E são poucos profissionais que tenham essa habilidade nos EUA. E o país valoriza muito o profissional brasileiro, especialmente por valorizar sua carreira acadêmica e alta especialização”, afirma o CEO.

A presença de brasileiros no mercado de trabalho dos EUA é evidente no aumento da concessão de vistos permanentes, o “Green Card”, nas últimas décadas.

Na década de 90, foram mais de 95 mil. Nos anos 2000, o número reduziu para 91.293. Entre 2011 e 2020, 132.368 brasileiros receberam os vistos.

Quais cargos possuem abertura para profissionais brasileiros?

E não é só para cargos de tecnologia que o mercado americano possui maior abertura para profissionais do Brasil. A AG tem parceria com empresas de recrutamento para odontologia e ajuda na imigração e validação do diploma dos dentistas.

Falta de profissionais na área da saúde

Há uma falta de profissionais formados na área de saúde nos EUA, principalmente médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Com o mercado aquecido, mais empresas buscam por imigrantes. Desta forma, também há empregos para engenheiros na área de óleo e gás e pilotos de avião.

A busca por pilotos está tão aquecida que o escritório resolveu fazer um webinar gratuito focado somente nessa carreira. 

O evento online “Green card opportunities for pilots” ocorreu nesta terça-feira (17), às 11h (horário de Brasília). 

Validação do diploma para trabalhar nos Estados Unidos

Muitos médicos, dentistas, engenheiros e outros profissionais que trabalham em áreas que exigem conhecimento técnico e formação superior desanimam de trabalhar nos EUA por perceber que não é somente traduzir o diploma e histórico universitário para exercer sua profissão no exterior.

Há um processo de revalidação do diploma que necessita ser realizado no país, e em alguns casos o profissional vai precisar cursar mais alguns anos de faculdade no exterior até estar considerado apto para trabalhar em seu segmento. Felizmente muitas empresas ajudam estes profissionais com o processo.