Unir abre vagas para fazer inscrição em curso pré ENEM gratuito

Na última terça-feira, 17, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) liberou as inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os interessados devem se inscrever pelo site da universidade até o dia 27 de agosto, próxima sexta-feira. 

Unir abre vagas para fazer inscrição em curso pré ENEM gratuito
Unir abre vagas para fazer inscrição em curso pré ENEM gratuito. (Imagem: UNIR)

Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas serão online, ministradas pelo canal da Unir no YouTube. O curso preparatório para o Enem será realizado de segunda a sexta-feira até o mês de novembro.

Durante este período os estudantes terão acesso a uma série de exercícios e atividades relacionadas aos temas das aulas. 

Além do mais, a partir da data inicial do curso pré Enem, toda sexta-feira haverá uma live com o objetivo de debater e explicar o conteúdo das atividades passadas pelos professores.

Mas é preciso estar ciente de que, para ter acesso a todo o conteúdo extra como materiais didáticos e lives, é preciso respeitar o prazo de inscrição.

No intuito de avaliar o desenvolvimento dos estudantes que estão se preparando para o ENEM, a Unir irá aplicar simulados virtuais durante todos os sábados das 14h em diante.

A prova teste terá cinco horas de duração, com aspectos bastante similares aos do exame original. Antes de cada simulado, serão oferecidas as seguintes disciplinas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês e Língua Estrangeira – Espanhol; e
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

O cursinho preparatório da Unir para o ENEM 2021 é uma iniciativa da faculdade em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea). Ressaltando que as inscrições devem ser feitas até o dia 27 de agosto por este link.

ENEM 2021

O ENEM 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro em dois formatos, online e presencial. A implementação destas alternativas visam atender os estudantes que ainda estão receosos quanto aos efeitos da pandemia da Covid-19. 

A atual edição surpreendeu com o baixo número de inscrições se comparado a anos anteriores. Em 2021, apenas 3.109.762 pessoas demonstraram interesse, o menor registro desde 2005. Deste total, 230 mil inscrições foram recusadas em virtude do pedido de isenção. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.