ENEM será aplicado em 2022 para jovens que estão privados de liberdade

Edição de 2021 do ENEM terá data de aplicação diferente apenas para os participantes que estão cumprindo medidas socioeducativas. As inscrições serão abertas no mês de setembro.

ENEM será aplicado em 2022 para jovens que estão privados de liberdade
ENEM será aplicado em 2022 para jovens que estão privados de liberdade (Imagem/Reprodução: Governo da Paraíba)

Pessoas privados da liberdade que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 farão as provas apenas no próximo ano. Foi o que informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Com isso, essas pessoas terão regras especiais, como foi divulgado no edital publicado no último dia 13.

Considerando a emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), haverá procedimentos específicos para aplicação desta edição do Enem PPL, conforme previsto neste Edital”, afirmou o INEP.

Vale lembrar que, o ENEM PPL tem o mesmo nível de dificuldade da prova regular.

Além disso, apenas os maiores de 18 anos podem usar a nota do exame para ingressar em um curso superior.

Cronograma do ENEM PLL 2021

Veja abaixo como ficaram as datas dessa modalidade:

  • 16 a 27 de agosto de 2021: adesão das unidades prisionais/socioeducativas
  • 6 a 17 de setembro de 2021: inscrições e solicitações de atendimento especializado ou de uso de nome social
  • 11 e 12 de janeiro de 2022:aplicação do Enem PPL

Inscrições no ENEM PPL

Diferente do exame regular, nessa modalidade quem faz a inscrição não é o próprio participantes, mas sim o responsável pedagógico da unidade. Por isso que as instituições devem fazer a adesão antes de realizar a inscrição.

A adesão é feita pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa que indicam as unidades que receberão as provas e os responsáveis de cada uma.

É também essa pessoa cadastrada como responsável pedagógico que acompanhará, além das inscrições, as transferências, aplicação e resultados.

Lembrando que assim como acontece no exame regular, no PPL também é possível realizar a solicitação de uso do nome social, o que vai ser feito também pelo responsável.

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e de Jovens sob Medida Socioeducativa foi criado como mais uma alternativa de reinserção dessas pessoas à sociedade.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.