Inscrições no SISU do segundo semestre têm redução de 40% em dois anos

Assim como aconteceu com o ENEM, a queda do número de inscritos no SiSU do segundo semestre surpreendeu a todos. A redução foi de 40% se comparado ao processo seletivo do mesmo período realizado antes da pandemia.

Inscrições no SISU do segundo semestre têm redução de 40% em dois anos
Inscrições no SISU do segundo semestre têm redução de 40% em dois anos (Imagem: FDR)

No início dessa semana o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre de 2021, e um fato chamou bastante atenção. Houve uma queda de 40% no número de inscritos.

Se compararmos, nesse segundo semestre de 2021 foram recebidas 365.495 inscrições.

Enquanto que no mesmo período de 2019, antes da pandemia, a seleção contabilizou 604.205 inscrições. Isso representa uma queda de 40% no número de inscritos.

Queda no número de inscritos no SiSU

Alguns fatores podem ser apontados como justificativas para essa diminuição nas inscrições. O principal deles é o alto índice de abstenções que o ENEM 2020 registrou.

Ao todo, 55,3% dos estudantes não compareceram no dia de aplicação do exame. Vale lembrar que se o estudante participa apenas de um dia de provas a sua nota não é contabilizada.

Muito dessa abstenção se deve ao medo dos estudantes em participar do exame durante a pandemia, além dos casos de contaminação de suspeita de Covid-19.

Essa abstenção é vista como a causa principal da queda de inscrições, pois, apenas quem fez o ENEM 2020 pode se inscrever.

Além disso, já é tradição que no segundo semestre o número de inscritos seja inferior, até porque o número de vagas ofertadas também é menor do que na primeira seleção do ano.

Outro ponto é que essa queda já vem acontecendo há um tempo, para se ter uma ideia, de 2020 para 2021 o número de inscritos no sistema diminuiu 14%.

Infelizmente, é provável que no próximo ano o índice seja ainda maior, até porque o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 também apresentou uma redução se comparado aos anos anteriores.

No Sistema de Seleção Unificada sempre é usada a nota do ENEM mais recente.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Inscrições no SISU do segundo semestre têm redução de 40% em dois anos

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA