Assim como aconteceu com o ENEM, a queda do número de inscritos no SiSU do segundo semestre surpreendeu a todos. A redução foi de 40% se comparado ao processo seletivo do mesmo período realizado antes da pandemia.
No início dessa semana o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre de 2021, e um fato chamou bastante atenção. Houve uma queda de 40% no número de inscritos.
Se compararmos, nesse segundo semestre de 2021 foram recebidas 365.495 inscrições.
Enquanto que no mesmo período de 2019, antes da pandemia, a seleção contabilizou 604.205 inscrições. Isso representa uma queda de 40% no número de inscritos.
Queda no número de inscritos no SiSU
Alguns fatores podem ser apontados como justificativas para essa diminuição nas inscrições. O principal deles é o alto índice de abstenções que o ENEM 2020 registrou.
Ao todo, 55,3% dos estudantes não compareceram no dia de aplicação do exame. Vale lembrar que se o estudante participa apenas de um dia de provas a sua nota não é contabilizada.
Muito dessa abstenção se deve ao medo dos estudantes em participar do exame durante a pandemia, além dos casos de contaminação de suspeita de Covid-19.
Essa abstenção é vista como a causa principal da queda de inscrições, pois, apenas quem fez o ENEM 2020 pode se inscrever.
Além disso, já é tradição que no segundo semestre o número de inscritos seja inferior, até porque o número de vagas ofertadas também é menor do que na primeira seleção do ano.
Outro ponto é que essa queda já vem acontecendo há um tempo, para se ter uma ideia, de 2020 para 2021 o número de inscritos no sistema diminuiu 14%.
Infelizmente, é provável que no próximo ano o índice seja ainda maior, até porque o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 também apresentou uma redução se comparado aos anos anteriores.
No Sistema de Seleção Unificada sempre é usada a nota do ENEM mais recente.