A convocação dos aprovados no SiSU foi divulgada ontem (10), e muitos estudantes acabaram ficando de fora. Mas, ainda dá para conseguir uma vaga no sistema participando da lista de espera.
O Sistema de Seleção Unificada faz, com uso da nota do ENEM, a seleção para estudantes começarem seus cursos de nível superior em instituições públicas.
O resultado do segundo processo seletivo de 2021 foi divulgado ontem e você pode conferir na Página do Programa.
Lista de espera do SiSU
De 10 a 16 de agosto é o período para manifestar interesse em participar da lista de espera, ou seja, você já pode se inscrever.
Quando uma vaga não é preenchida na chamada regular, as pessoas que estão na lista de espera são convocadas, sempre de acordo com a colocação em que ficaram.
Ela funciona mesmo como uma espécie de “banco de reservas”, onde as convocações acontecem de acordo com a necessidade.
Diferente da chamada regular, na lista de espera não é possível saber quantas vagas estão na disputa. Justamente pelo fato de que são vagas não preenchidas na primeira convocação.
Outro ponto importante é quanto a convocação, ela é feita pela própria instituição de ensino, então, no dia 18 de agosto você deve observar as publicações da instituição e não mais do portal do SiSU.
Isso faz com que seja possível até que mais de uma convocação de candidatos na lista de espera seja feita.
Como se inscrever na lista de espera do SiSU?
O processo de inscrição nessa etapa é bem mais simples, observe.
- Você acessa seu resultado no site do Sistema e vê que não foi aprovado em nenhuma das opções de cursos que escolheu.
- Então, decide qual dos dois cursos pretende se inscrever na lista.
- Isso mesmo, no caso da lista de espera você concorre com apenas uma opção de curso.
- Com isso, você só pode concorrer na lista de espera com um dos cursos que havia escolhido durante a inscrição, o que acaba acelerando o processo.