Na última terça-feira, 17, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) liberou as inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os interessados devem se inscrever pelo site da universidade até o dia 27 de agosto, próxima sexta-feira.
Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas serão online, ministradas pelo canal da Unir no YouTube. O curso preparatório para o Enem será realizado de segunda a sexta-feira até o mês de novembro.
Durante este período os estudantes terão acesso a uma série de exercícios e atividades relacionadas aos temas das aulas.
Além do mais, a partir da data inicial do curso pré Enem, toda sexta-feira haverá uma live com o objetivo de debater e explicar o conteúdo das atividades passadas pelos professores.
Mas é preciso estar ciente de que, para ter acesso a todo o conteúdo extra como materiais didáticos e lives, é preciso respeitar o prazo de inscrição.
No intuito de avaliar o desenvolvimento dos estudantes que estão se preparando para o ENEM, a Unir irá aplicar simulados virtuais durante todos os sábados das 14h em diante.
A prova teste terá cinco horas de duração, com aspectos bastante similares aos do exame original. Antes de cada simulado, serão oferecidas as seguintes disciplinas:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês e Língua Estrangeira – Espanhol; e
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
O cursinho preparatório da Unir para o ENEM 2021 é uma iniciativa da faculdade em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea). Ressaltando que as inscrições devem ser feitas até o dia 27 de agosto por este link.
ENEM 2021
O ENEM 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro em dois formatos, online e presencial. A implementação destas alternativas visam atender os estudantes que ainda estão receosos quanto aos efeitos da pandemia da Covid-19.
A atual edição surpreendeu com o baixo número de inscrições se comparado a anos anteriores. Em 2021, apenas 3.109.762 pessoas demonstraram interesse, o menor registro desde 2005. Deste total, 230 mil inscrições foram recusadas em virtude do pedido de isenção.