O WhatsApp é o app de troca de mensagens mais popular do país e recentemente passou a oferecer a possibilidade de transferir valores para outros usuários da plataforma. O serviço que é totalmente seguro, efetua transferência de valores de forma simples e rápida através da própria janela de conversa. Saiba como fazer.
WhatsApp Pay
A função chegou a ser apelidada de “PIX para pequenos valores”, já que permite transferências instantâneas diretamente no app, 24 horas por dia, sete dias por semana e não existe cobrança de taxa para transações entre pessoas físicas.
Existe um limite de 20 transações por dia de até R$1.000 cada e um teto de R$5.000 por mês.
Como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay?
- Toque no ícone de “clipe de papel” no Android ou “+” no iPhone e selecione a opção “Pagamento”
- Insira o valor que deseja pagar e uma mensagem se quiser
- Clique em “Pagar” e insira sua senha do Facebook Pay
- O pagamento aparecerá como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e o contato precisa aceitar o pagamento. Após isso, o dinheiro cairá na conta do beneficiado.
- Se esta for a primeira vez que estiver usando o serviço, aceite os termos de uso, crie um PIN ou senha do Facebook Pay.
Bancos que aderiram ao WhatsApp Pay
- Banco do Brasil (Visa)
- Banco Inter (Mastercard)
- Bradesco (Visa)
- Itaú (Mastercard)
- Mercado Pago (Visa)
- Next (Visa)
- Nubank (Mastercard)
- Sicredi (Mastercard e Visa)
- Woop Sicredi, a conta digital da Sicredi (Visa)
- Santander (Mastercard)
WhatsApp Pay é seguro
A ferramenta utiliza o sistema do Facebook Pay para armazenar os dados dos usuários e ser uma espécie de ponte entre os bancos. No Brasil, quem processa essas informações financeiras do Facebook Pay é a Cielo.
Segundo o WhatsApp, esse armazenamento de dados possui várias camadas de proteção, estabelecidas por diversos programas e servidores com objetivo de proteger as informações dos usuários.
Utilizando um padrão de senhas com PIN e biometria, o aplicativo diz ainda que o usuário conta com mais segurança no momento de enviar o dinheiro e evita que hackers e invasores possam movimentar valores.