São Paulo tem primeiro final de semana sem restrições no comércio; como funcionará?

Na última terça, 17, chegou ao fim as medidas de restrição de horário e de público para o comércio em todo o estado de São Paulo. Este será o primeiro fim de semana em que os estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores da economia podem funcionar sem restrições. Medidas como uso de máscara e distanciamento devem continuar sendo respeitadas. Saiba mais.

São Paulo tem primeiro final de semana sem restrições no comércio; como funcionará?
São Paulo tem primeiro final de semana sem restrições no comércio; como funcionará? (Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil)

O governo do estado também autorizou os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Os shows com público em pé, e pistas de dança seguem proibidos. Confira tudo que pode funcionar sem restrições no Estado de São Paulo:

Podem funcionar sem restrição 

  • Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes
  • Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais
  • Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética
  • Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado
  • Academias de ginástica, clubes e centros esportivos
  • Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias
  • Parques Urbanos

Permanece proibido 

  • Shows com público em pé
  • Pistas de dança
  • Torcida em estádios

Medidas de segurança devem continuar sendo seguidas 

Mesmo com esta liberação é importante ressaltar que o uso de máscara segue obrigatório  em todo o estado e deve ser usado nos espaços públicos.

Liberação para todo estado 

A nova flexibilização está autorizada para os 645 municípios do estado, porém, as prefeituras podem adotar medidas mais restritivas caso seja necessário.

Fórmula 1 e estádios de futebol terão público 

O governador de São Paulo João Doria, disse que a partir do dia 1º de novembro, deve acontecer a volta do público nos estádios de futebol em todo o estado. Ainda não foram divulgados os detalhes de como esta volta será organizada.

Doria disse ainda que a Fórmula 1 também receberá público. O GP de São Paulo, novo nome do GP do Brasil, terá 100% da capacidade de público do autódromo de Interlagos, na zona sul da capital.

Na Fórmula 1, deve ser liberada a capacidade total de público somente para quem estiver vacinado. Estas pessoas poderão acompanhar o treino e a disputa do domingo, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.