Na terça-feira (17), o estado de São Paulo avançou para a etapa de retomada segura do Plano SP. Assim o governo paulista encerrou as restrições de horário e público da quarentena. Entenda quais as liberações do governo para funcionamento do comércio em SP.
Durante os dias 1º a 16 de agosto, o governo de São Paulo havia permitido que os estabelecimentos pudessem funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.
Além disso, foi determinado o fim do toque de recolher durante as madrugadas. A decisão anterior havia sido por conta das sucessivas melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a pandemia de covid-19.
Quais as liberações do governo para funcionamento do comércio em SP?
Já agora, diante do avanço da vacinação e redução no número de internações, o governo de SP realizou nova flexibilização. A partir desta terça-feira (17), o governo eliminou todas as restrições de horário.
Além disso, está liberado o atendimento presencial com capacidade de 100% nos estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos.
A medida também prevê a liberação de eventos sociais, culturais e feiras corporativas com controle de público. Estes eventos são liberados desde que não causem aglomerações e que possuam e sigam os protocoles de saúde e higiene.
Ainda seguem válidas as regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene. Nessa etapa de retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas e validas para todos os municípios.
De qualquer modo, o governo paulista afirma que as prefeituras manterão a autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar apresentarem piora. Em seis cidades do ABC, por exemplo, foi decidido seguir com as regras mais rígidas contra a pandemia.
A partir do dia 1º de novembro, o governo de SP pretende liberar os shows em pé, torcidas e pistas de dança, — desde que tenham controle de público. Diante dessa possibilidade, o Grande Prêmio SP de Fórmula 1, em novembro, está previsto para acontecer com 100% de público.
Por outro lado, os eventos e shows sem controle de público ainda continuarão proibidos.