Mastercard anuncia exclusão das tarjas magnéticas dos seus cartões

As tarjas magnéticas estão com os dias contados nos cartões da Mastercard. A rede de pagamentos será a primeira a tomar esta decisão. Sendo assim, todos os cartões de crédito e débito não precisarão mais da tarja a partir de 2024 em grande parte dos mercados. A empresa informou que irá eliminar totalmente a tarja magnética em 2033.

Mastercard anuncia exclusão das tarjas magnéticas dos seus cartões
Mastercard anuncia exclusão das tarjas magnéticas dos seus cartões (Imagem: Pixabay)

O comunicado da Mastercard informou que a tarja começará a ser retirada dos cartões em 2024 em regiões onde cartões com chip já são usados amplamente, como na Europa. Nos Estados Unidos, este movimento será iniciado em 2027.

“O afastamento da tarja magnética aponta para a mudança de hábitos dos consumidores para pagamentos e para o desenvolvimento de novas tecnologias. Os cartões com chip de hoje são alimentados por microprocessadores que são muito mais capazes e seguros, e muitos também são integrados com pequenas antenas que permitem transações sem contato. Os cartões biométricos, que combinam impressões digitais com chips para verificar a identidade do titular do cartão, oferecem outra camada de segurança”, disse a Mastercard em seu comunicado.

O vice-presidente executivo e chefe do banco de consumo do Fifth Third Bank, disse que o progresso verdadeiro implica na “aposentadoria” de tecnologias que nano são mais eficientes para as necessidades das pessoas. 

“A forma como compramos, pagamos e interagimos está mudando e estamos atendendo a essas necessidades em evolução com experiências mais inteligentes e seguras”, disse.

Uma reportagem da BBC revelou que o Reino Unido mudou para o chip-and-pin todos os pagamentos com cartão ainda em 2006. Segundo um porta-voz, o nível de aceitação global da tecnologia é alto, revelando assim, que este é o momento ideal para o início do fim da tarja magnética.

Novidades 

A Mastercard anunciou um novo cartão com leitor de digitais que será feiro em parceria com a Samsung. A novidade dispensa o uso de senha e deve chegar ao mercado até o fim deste ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.