Métodos de seleção nos cursos superiores da USP em 2022

Instituição conta com duas formas de ingresso. Inclusive, as inscrições do vestibular da USP já estão abertas, nessa seleção estão disponíveis 8.211 vagas em diversos cursos de graduação.

Métodos de seleção nos cursos superiores da USP em 2022
Métodos de seleção nos cursos superiores da USP em 2022 (Imagem/Reprodução: Guia do Estudante)

A Universidade de São Paulo é uma das instituições de nível superior brasileiras mais concorridas e conta com duas formas de ingresso principais.

Ingresso na USP em 2022

De modo geral, os estudantes poderão escolher entre a Fuvest e o ENEM, entenda como funciona cada um deles.

Fuvest

Nesse processo seletivo são ofertadas 8.211 vagas, desse total, 4.954 são para a Ampla Concorrência, 2.169 vagas para quem estudou na rede pública de ensino (Modalidade EP), e 1.088 para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas egressos de escolas públicas (EP/PPI).

Todos os candidatos terão que participar de um processo seletivo em duas etapas:

1ª: prevista para o dia 12 de dezembro, nela os vestibulandos terão que cinco horas de prova para solucionar 90 questões de múltipla escolha. Especialistas apontam que essa seleção cobra mais assuntos do que a prova do ENEM, o que faz os estudantes acreditarem que ela é mais difícil.

2ª: no dia 16 de janeiro de 2022, os aprovados na primeira fase farão aprova de Português e redação; enquanto que no dia 17 de janeiro, eles participam da prova especifica.

As inscrições para a Fuvest 2022 as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro, para isso basta acessar o portal Vestibular da USP, a taxa de participação é de R$ 182.

ENEM

Para uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, em 2022 os estudantes contarão com 2.905 vagas ao todo. Nesse caso, o processo seletivo utilizado é o Sistema de Seleção Unificada.

O SiSU já é conhecido da maioria dos estudantes e para concorrer a uma das vagas é necessário ter feito o ENEM e não rezou a redação do exame.

Nas duas formas de ingresso, uma parcela das vagas é destinada às cotas, e há oportunidade para pessoas com deficiências.

Além dessas duas formas, a instituição também realiza transferência externa e Olímpiadas Cientificas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.