Fila de pedidos do INSS no RJ tem 160 mil cidadãos aguardando resposta

No Estado do Rio de Janeiro (RJ), mais de 160 mil segurados permanecem na fila de espera de análises dos pedidos a benefícios previdenciários. Concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não é uma novidade esta demora para se posicionar perante os requerimentos enviados. 

Fila de pedidos do INSS no RJ tem 160 mil cidadãos aguardando resposta
Fila de pedidos do INSS no RJ tem 160 mil cidadãos aguardando resposta. (Imagem: VEJA Abril)

Mas esta fila também é composta por beneficiários que alegaram ter o benefício do INSS negado ou até mesmo bloqueado repentinamente.

É o caso de Nelson Carvalho que deu entrada no pedido da aposentadoria no mês de fevereiro de 2020 e até hoje não obteve resposta. O comerciante explica, em entrevista ao Jornal Extra, que o INSS recusou o pedido de imediato com a justificativa de tempo de contribuição insuficiente.

Em resposta o INSS alegou em nota que após o indeferimento do pedido, o segurado deu entrada no pedido de recurso solicitando tempo de contribuição. Mas agora, o órgão apenas informou que o pedido foi incluído na fila de espera e será analisado de acordo com a ordem cronológica de entrada. 

Na oportunidade, o INSS informou que tem recorrido a todas as alternativas viáveis para acelerar a análise dos pedidos previdenciários. Essas ações consistem na contratação de servidores temporários, ampliação das equipes de análise, bem como a quantidade de benefícios liberados no modelo automatizado. 

O INSS ainda mencionou um alto índice de ausências por parte dos segurados que agendaram atendimentos, mas não compareceram. É preciso estar ciente de que tal negligência afeta diretamente o processo de análises e julgamentos dos pedidos do INSS. 

Em contrapartida, se tratando do número de esperas geral do INSS, houve uma redução notável nas últimas semanas. O processo se refere à perícia médica para receber o auxílio doença, que foi reduzida em 47%. 

Os números consistem em uma comparação entre maio e junho de 2021, época em que os números caíram de 592,1 mil para 312,5 mil.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) através da Lei de Acesso à Informação, o levantamento ainda precisa ser conferido pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

A subsecretaria ainda disse que todos os requerimentos estão sendo analisados em um tempo aproximado de 35 dias, dez dias a menos do prazo original do INSS que é de 45 dias.

Do total, 160,8 mil pedidos de auxílio-doença foram concedidos, enquanto 151,3 mil foram indeferidos. Do total de análises, 47% dos 321 mil pedidos foram negados. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.