Como comprar bitcoin? Entenda de uma vez por todas como funciona

Nos últimos anos o bitcoin tem ganhado destaque no mercado financeiro. Ela foi a primeira criptomoeda em circulação no meio digital. Por mais que pareça uma moeda distante da realidade de muitas pessoas, o acesso a este mercado pode acontecer de forma simplificada. Entenda como comprar bitcoin.

Como comprar bitcoin? Entenda de uma vez por todas como funciona
Como comprar bitcoin? Entenda de uma vez por todas como funciona (Imagem: André François McKenzie/Unsplash)

O bitcoin é a primeira moeda descentralizada do mundo. Ou seja, ela não possui regulação por governos, empresas ou bancos. Por meio desta criptomoeda, será possível comprar, receber e enviar sem intermediário.

Outro diferencial é que o bitcoin é uma moeda ilimitada. Apenas 21 milhões de moedas podem ser emitidas. Criada em 2009, o bitcoin tem apresentado relevância ao longo dos anos. Por conta disso, muitos passaram a realizar a compra dessa criptomoeda.

Como comprar bitcoin?

De acordo com o blog Clear, há três maneiras de comprar bitcoin:

  • Aceitando bitcoin como pagamento no próprio negócio;
  • Minerando bitcoins;
  • Comprando de alguém ou em uma corretora de criptomoedas.

De qualquer forma, a opção mais simples de adquirir bitcoin é por meio de uma corretora. Neste caso, o interessado deverá ter uma conta em uma dessas plataformas disponíveis no mercado.

Ao considerar essa possibilidade, no entanto, o interessado deve considerar alguns pontos. Primeiramente, vale escolher uma corretora confiável — de forma a evitar possíveis riscos futuros.

Para ter mais informações das corretoras existentes, os interessados poderão fazer pesquisas na internet sobre as respectiva atuação e reputação. Uma dessas formas é por meio do site Reclame Aqui. Também vale acessar o site da corretora para pesquisar mais detalhes.

Outro fator importante a se considerar é a segurança da plataforma. Assim, serão menores as chances de a corretora passar por problemas de invasões e ataques de hackers.

Além disso, é importante se atentar ao funcionamento da plataforma para o bitcoin. As formas de negociação e as taxas podem mudar de uma corretora para outra.

Vale destacar que o mercado de bitcoin é volátil. Sendo assim, há oscilações constantes sobre o valor dessa criptomoeda. Por conta disso, antes de entrar neste meio, é importante estudar o mercado e entender o próprio perfil de investidor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.