Após aumento de duas taxas, prefeitura de Goiânia estuda reduzir o IPTU

Após elevar as taxas de iluminação e de lixo, a prefeitura de Goiânia avalia reduzir o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A cobrança da Taxa de Limpeza Pública também será avaliada na Câmara de Goiânia. Saiba mais.

Após aumento de duas taxas, prefeitura de Goiânia estuda reduzir o IPTU
Após aumento de duas taxas, prefeitura de Goiânia estuda reduzir o IPTU (Imagem FDR)

“Tudo que é relacionado a imposto tem que ser analisado. No caso do IPTU, quando se trata de taxa de lixo, de iluminação, são taxas, não são impostos. Então, temos que fazer um estudo e isso será feito. Estou aguardando o valor da taxa de lixo, que é um estudo muito aprofundado, como todos sabem. Temos a taxa de iluminação que está sendo estudada, fizemos a última reunião na quinta-feira passada e agora vamos começar a definir a questão de valores. São estudos mais profundados com o pessoal da Enel e tudo mais”, disse o prefeito Rogério Cruz.

O prefeito disse ainda que após a finalização dos estudos que contém os valores e taxas, é que é possível avaliá-los junto com os impostos. Rogério disse que existe a possibilidade de redução, uma vez que a população está enfrentando um período complicado em decorrência da pandemia. 

Falando ainda sobre a Taxa de Limpeza Pública, Alex Gama, o presidente da Comurg, divulgou a projeção dos custos de coleta e tratamento de lixo para o próximo ano. 

“O novo marco regulatório de saneamento, aprovado no ano passado, deu um ano a todos os gestores do Brasil, nos mais de cinco mil municípios, que criassem a sua taxa de limpeza urbana que desrespeito a coleta, transporte e destinação final do RSU. Na estratificação de custos feita pela Comurg, que até então não tinha isso separado em centros de custos, nós estamos fazendo em cada atividade uma separação desse centro de custos e estimamos algo em torno de R$ 160 milhões por ano. Esse valor era o que a Comurg vinha gastando ano a ano para fazer esse tipo de serviço especifico. E o prefeito determinou que esse custo não podia passar de R$ 120 milhões no ano que vem”, explicou.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.