A Nestlé, por meio do seu novo programa de parcerias, abriu até o dia 22 de agosto, as inscrições de startups para usar na nova plataforma de inovação aberta da empresa denominada como “Panela”. De maneira geral, o plano visa conectar colaboradores, startups, universidades e parceiros de negócios no ecossistema de inovação brasileiro promovido pela empresa.
A ideia é encontrar soluções para as necessidades atuais das empresas multinacionais e criar novos serviços e produtos para o público.
Na primeira iniciativa, a Nestlé apresentou dez desafios de negócios para startups, envolvendo as necessidades da empresa em diferentes áreas, como marketing, ponto de venda, modelo de negócio e suprimentos. Também são apresentados 3 desafios enfrentados pelas universidades.
Segundo Bruno Oliveira, chefe de inovação da Nestlé, esses “São temas estratégicos que precisam ser resolvidos em diferentes áreas da companhia. Trabalhando dessa forma, podemos trazer propostas e descobrir um universo de ideias e projetos que nos despertam para novos rumos”, complementou.
Além disso, O executivo afirma que, em 2021, a Nestlé vai investir quatro vezes mais em inovação aberta do que no ano anterior. As startups selecionadas trabalharão com a Nestlé para desenvolver projetos-piloto que serão aplicados no ambiente de negócios. Por fim, se o projeto for verificado, a empresa selecionada pode ser contratada como parceira ou fornecedora da Nestlé.
Podem participar da seleção empresas startup de todo o país. O Panela foi lançado em julho e é o agregador de todas as iniciativas da Nestlé no ecossistema de parcerias organizacionais.
A plataforma atualmente possui parcerias com mais de 40 empresas startup e serve como um canal de conexão para parceiros internos e externos interagirem com a empresa.
Segundo a Nestlé, só nos últimos 3 anos, a empresa analisou mais de 1.400 startups. Entre elas, mais de 400 conexões, 100 testes pilotos foram realizados e mais de 35 projetos foram implementados.
De acordo com a Nestlé, um destes projetos cuidou da criação do modelo de negócios do Empório Nestlé, loja online oficial da marca, desenhado a partir de uma parceria com a startup Supermercado Now.
Na atualidade, o e-commerce comercializa mais de 1.000 produtos do portfólio de marcas da empresa, com entregas massivas em diversas cidades de todo o país.