Como transformar minha vaga de emprego temporário em efetiva?

Muitas empresas oferecem vagas de emprego temporário, principalmente em períodos festivos, como dia das crianças e Natal. A maioria dessas vagas é no comércio, mas outros setores da economia também optam por esse tipo de trabalho.

Como transformar minha vaga de emprego temporário em efetiva?
Como transformar minha vaga de emprego temporário em efetiva? (Imagem/Reprodução: Jobbol)

O emprego temporário é aquele que você entra já sabendo por quanto tempo vai ficar dentro da empresa, no entanto, ele pode se transformar em efetivo.

Para isso duas coisas são necessárias: que a empresa precise do funcionário e que ele se destaque.

Dicas para transformar a vaga de empego temporário em efetiva

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa de ser efetiva; confira.

  • Destaque-se desde a entrevista.

Essa questão vai além de se vestir adequadamente, aspecto que todo mundo já sabe, é importante lembrar que a empresa busca conhecer o candidato durante a entrevista.

Um ponto bastante importante e diferencial é buscar conhecer a empresa antes da entrevista e levantar questões que mostrem que você fez o dever de casa.

  • Assuma uma posição de protagonista

Isso vale para todo o tempo de contratação, mostre para a empresa o quanto você pode contribuir para o crescimento dela. Vale lembrar que ema algumas vagas já há a descrição de que pode acontecer uma contratação.

Mas a ideia é ser protagonista até mesmo quando isso não é sinalizado, mas sempre de uma forma ética.

  • Seja proativo

Isso quer dizer que se você percebendo que um problema vai surgir o ideal é pensar em uma solução antes mesmo de alguém te pedir isso; essa é mais uma maneira de ser protagonista.

Proponha soluções, mesmo que informalmente, para os problemas que você perceber.

Claro, muito cuidado com isso também, pois, a depender de como isso é feito pode gerar alguns conflitos.

  • Esteja aberto a aprender

Não sabe fazer algo que foi solicitado? Não desista, nem peça para outra pessoa fazer; tente aprender com a situação. E, na próxima vez que a questão surgir, se disponha para ajudar a resolvê-la.

Outro ponto importante é buscar o conhecimento fora do ambiente de trabalho, se qualifique e deixe que seus líderes saibam que você está se interessando pelos assuntos da empresa.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.