RJ anuncia testagem da 3ª dose da vacina com AstraZeneca e Pfizer

Nos últimos dias, a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) comunicou que tem feito testes quanto à aplicação da terceira dose da vacina. Os estudos serão realizados com os imunizantes da AstraZeneca e Pfizer. 

RJ anuncia testagem da 3ª dose da vacina com AstraZeneca e Pfizer
RJ anuncia testagem da 3ª dose da vacina com AstraZeneca e Pfizer. (Imagem: Myke Sena/MS)

A intenção é utilizar estas duas marcas de vacina no reforço vacinal com a terceira dose, independentemente de qual tenham sido os imunizantes recebidos nas duas primeiras etapas. A exclusividade é voltada a quem tomou a CoronaVac, que deverá tomar uma outra vacina. 

Em um primeiro momento, o teste para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 incluirá a participação de idosos que residem na Ilha de Paquetá. A iniciativa faz parte do projeto “PaqueTá Vacinada” que iniciará o reforço vacinal a partir do dia 29 de agosto. 

No entanto, não é qualquer pessoa que estará apta a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. É preciso que estes cidadãos se submetam a um teste sorológico capaz de identificar a presença ou não de anticorpos contra o vírus no sangue.

Este procedimento tem o propósito de verificar se a vacina continua tendo eficácia sobre a pessoa ou se não faz mais efeito. 

O estudo também tem a responsabilidade de auxiliar na determinação de novas estratégias para o reforço do cronograma vacinal por todo o município. De acordo com o secretário municipal de Saúde do RJ, Daniel Soranz, a aplicação da segunda dose da vacina em Paquetá foi concluída neste domingo, 15. 

“Daqui a 14 dias, a gente vem colher uma nova amostra de sangue de todas as pessoas, com foco nos idosos. E vamos aplicar a terceira dose nos idosos que já tomaram a vacina. Poderão ser vacinas diferentes, já que tem idoso que tomou a vacina da AstraZeneca, da Pfizer e a CoronaVac, que é o caso da maioria”, explicou. 

A Prefeitura do Rio de Janeiro já traçou uma meta para que os idosos reforcem o esquema vacinal mediante a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. A previsão é para que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 seja aplicada, a princípio, nos idosos com 80 anos de idade ou mais. 

O reforço vacinal para este público deve começar no mês de outubro, sendo ampliado em novembro para quem tem 70 anos ou mais, e assim por diante, até que os adultos na faixa etária dos 60 anos sejam imunizados em dezembro. 

https://www.youtube.com/watch?v=SmI1bdROZkM&t=133s&ab_channel=FDR-Finan%C3%A7as%2CDireitos%2CRenda

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

RJ anuncia testagem da 3ª dose da vacina com AstraZeneca e Pfizer

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA