QR Pagador será novidade anunciada no PIX em breve

O PIX, solução de pagamentos do BC, continua sendo atualizado para trazer novas funcionalidade aos usuários. A novidade da vez é o QR Pagador, que possibilita que sejam efetuados pagamentos e transferências mesmo quando o usuário não estiver conectado a internet.

QR Pagador será novidade anunciada no PIX em breve
QR Pagador será novidade anunciada no PIX em breve (Imagem: Extra Online)

No PIX offline, o titular da conta cria um QR Pagador (mesmo sem internet) para um terceiro efetuar o pagamento e poderá ainda fazer uma versão impressa para qualquer um pagar. Tudo isso pode ser feito sem ninguém ter acesso à conta do titular.

Funcionamento do QR Pagador 

Através da nova função, caso o usuário possua uma cobrança pendente e esteja sem internet, ele vai poder remetê-la para uma pessoa de confiança ajudá-lo a pagar este débito rapidamente.

A função também é capaz de inverter a forma de cobrança, isto é, o consumidor de uma loja pode gerar um QR Pagador conforme o valor de sua compra e o estabelecimento lê o código, fazendo o desconto da conta do titular que não está sem conexão com a internet. 

Versão básica 

A função tem previsão de lançamento para novembro deste ano e ainda está sendo testado. Nesta fase, o mercado pode dar sua opinião antes da novidade ser lançada oficialmente e, por conta disso, alterações podem ser aplicadas. 

O Banco Central tem a intenção inicial de lançar duas versões da funcionalidade: básica e avançada. A versão básica será obrigatória para todas as instituições. Já a segunda é opcional.

Algumas regras já foram determinadas para a versão básica:

  • O QR Code gerado por quem paga poderá ser utilizado somente uma vez e perderá a validade após 5 minutos
  • O valor selecionado deve ser o mesmo do pagamento
  • Serrano aceito pagamentos de até R$ 200 por transação
  • Acesso liberado apenas pelo titular da conta

O PIX lançado em novembro do ano passado, já possui mais de 73 milhões de usuários no país. Segundo dados do BC, 46% da população adulta do país utiliza a ferramenta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.