BH anuncia agendamento da vacinação com data e hora marcada

Na capital mineira, haverá um teste de vacinação com data e hora marcada. A princípio, o esquema será direcionado a adultos sem comorbidades com 30 anos de idade ou mais. 

BH anuncia agendamento da vacinação com data e hora marcada
BH anuncia agendamento da vacinação com data e hora marcada BH anuncia agendamento da vacinação com data e hora marcada. (Imagem: Cristine Rochol/PMPA)

Este grupo foi incluído no calendário de vacinação da Prefeitura de Belo Horizonte (BH) na última sexta-feira, 13. A iniciativa consiste em um experimento com o objetivo de organizar o esquema vacinal nos pontos de vacinação e promover mais comodidade aos belo-horizontinos. 

A estimativa é de que a Prefeitura de BH disponibilize, aproximadamente, 140 vagas para vacinação por dia, em cada um dos dez Centros de Saúde Fixos da cidade.

A administração municipal explicou que a ampliação do número de unidades e de vagas ocorrerá somente após uma análise sobre a adesão desta iniciativa.

Em um primeiro momento o agendamento da vacinação ficará disponível somente para o período da tarde de segunda a sexta-feira. A inclusão dos cidadãos irá depender da disponibilidade de vagas no sistema.

No entanto, é preciso estar ciente de que este procedimento é opcional, destinado a cada faixa etária da vez. 

O agendamento da vacinação deverá ser feito para a aplicação no dia de convocação e não para datas posteriores. Ou seja, grupos etários já convocados há um determinado tempo, mas que ainda não foram vacinados, não poderão recorrer ao serviço de agendamento.

Os adultos com 30 anos podem acessar o link voltado ao cadastro de pessoas acamadas para agendar data e hora para a imunização, embora se tratem de serviços distintos.

Na oportunidade, a Prefeitura de Belo Horizonte informou em nota que, “As pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas serão imunizadas na residência, como já estava sendo feito pelas equipes de saúde”.

É importante ressaltar que para receber a primeira dose é preciso residir na cidade de Belo Horizonte e apresentar o documento de identidade original com foto.

Além disso, outros critérios devem ser cumpridos, como: não ter recebido nenhuma vacina contra a Covid-19, nem nenhuma outra vacina nos últimos 14 dias; e não ter apresentado sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias.

Os postos de vacinação, tanto os fixos quanto extras funcionarão em dias úteis das 08h às 17h, já os drive-thru funcionarão das 08h às 16h30. Enquanto isso, aos sábados, os horários de atendimento serão das 07h30 às 14h e das 08h às 14h, respectivamente. 

O cronograma de vacinação desta semana é o seguinte:

  • Segunda-feira, 16: repescagem de primeira dose para pessoas de 31, 30 e 29 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte e repescagem de pessoas com comorbidades convocadas por faixa etária, além de gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e Síndrome de Down que por alguma razão perderam a data da aplicação da segunda dose;
  • Terça-feira, 17: primeira dose para pessoas de 28 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • Quarta-feira, 18: segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 59 a 41 anos;
  • Quinta-feira: segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 40 a 18 anos;
  • Sexta-feira: segunda dose para pessoas de 38 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o prazo de intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.