Taxa Selic tem acréscimo no valor e mudança deve impactar seu empreendimento

A taxa Selic obteve um aumento de 4,25% para 5,25% no dia 4 de agosto, decidido pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Este foi o maior aumento na taxa desde 2003, registrando um ponto percentual inteiro em comparação à meta anterior. De um modo geral, este acréscimo pode influenciar nas empresas.

Taxa Selic tem acréscimo no valor e mudança deve impactar seu empreendimento
Taxa Selic tem acréscimo no valor e mudança deve impactar seu empreendimento (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A taxa Selic possui impacto em várias outras taxas de juros do mercado – entre elas, os juros que as instituições financeiras cobram ao oferecerem crédito aos empreendedores. Ou seja, caso ocorra um aumento na Selic , as modalidades de crédito também tendem a ficar mais caras e o consumo é reduzido.

Por que a Selic teve esse aumento para 5,25%?

Depois de várias quedas em 2019 e um período de estabilidade no ano passado, a taxa voltou a subir progressivamente. Desde o início de 2021, ela já elevou 3,25 pontos percentuais.

A inflação alta é o principal motivo para esses aumentos. Com a pressão da inflação na economia, o Banco Central sobe o valor da Selic e, acarreta assim, os juros do mercado como um todo – o que ocasiona no consumo diminuir. 

Esses juros do mercado afetam, por exemplo, empréstimos, parcelamentos e financiamentos. É em relação a esses juros e a diminuição do consumo que empreendedores precisam se atentar.

O que muda para o empreendedor com o aumento da Selic?

Caso a taxa Selic cresça, todas as modalidades de crédito ficam mais caras, inclusive o cheque especial e o crédito rotativo do cartão.

Então, se você é empreendedor e necessita de empréstimo neste momento, é preciso ter consciência de que vai custar mais caro.

É importante ressaltar que o aumento ou diminuição da Selic causa influência direta na oferta e demanda de produtos e serviços, puxando os preços para baixo ou para cima.

Com a elevação da taxa Selic, menos dinheiro circula e isso reduz o consumo. De uma forma geral, o cenário pode significar que as suas vendas também tendem a diminuir a médio e longo prazo. Ao registrar menos demanda, os preços baixam, a inflação cai e o ciclo se refaz.

Vale analisar que na economia tudo é uma média. O aumento da Selic não significa que o seu negócio em específico vai faturar menos, mas que, na média, os negócios brasileiros possuem a tendência de vender menos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!