Segunda fase do Open Banking tem início nesta sexta-feira (13) no Brasil

O Open Banking irá inserir o mercado financeiro brasileiro em uma nova era a partir desta sexta-feira, 13. Esta será a segunda fase que, de acordo com o Banco Central, se assemelha à revolução que ocorreu anos atrás com a chegada da internet. 

Segunda fase do Open Banking tem início nesta sexta-feira (13) no Brasil
Segunda fase do Open Banking tem início nesta sexta-feira (13) no Brasil. (Imagem: CIO)

O Sistema Financeiro Aberto é uma nova plataforma digital que permitirá o compartilhamento de serviços e dados entre instituições financeiras vinculadas ao Banco Central. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), denominou o evento como o ponto alto da oferta de serviços financeiros. 

A segunda fase do Open Banking possibilitará que o consumidor compartilhe os seguintes dados:

  • Dados cadastrais;
  • Transações da conta;
  • Dados sobre cartões;
  • Operações de crédito.

O procedimento envolve o compartilhamento de dados entre as instituições que o consumidor desejar, desde que sejam regulamentadas pelo Banco Central. No intuito de evitar fraudes ou ações repentinas, há a possibilidade de revogar o procedimento.

O Open Banking pode ser realizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, mediante um padrão a cada transação concluída. Prezando pela segurança dos consumidores, é preciso que o próprio interessado autorize o banco através do aplicativo que é monitorado pelo Banco Central.

O Open Banking será abrangente, permitindo a participação de bancos de médio e grande porte instalados por todo o país. São instituições denominadas de S1 por possuírem o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Bancos que atuam internacionalmente denominados por S2 também terão a vez.

Nos exemplos acima a participação no Open Banking será um processo padrão, quanto aos demais bancos a inclusão na nova plataforma financeira será opcional.

Entre as vantagens vinculadas a esta novidade, nota-se a facilidade em transmitir dados pessoais e financeiros a diversas plataformas que poderão auxiliar na gestão financeira de uma pessoa ou empresa.

Vale ressaltar que o Open Banking é apenas mais uma possibilidade agregada ao mercado financeiro, podendo o cidadão ou empresa optar por recorrer ou não a este serviço. O Open Banking está sendo lançado em fases. 

A primeira envolveu apenas as instituições financeiras, que puderem compartilhar entre si os métodos e estratégias aplicados aos clientes, como modelos de conta, linhas de crédito, financiamentos e muito mais. A fase dois que entra em vigor hoje, 13, inclui a participação dos clientes interessados.

https://www.youtube.com/watch?v=FITGnnfaw00&t=28s&ab_channel=FDR-Finan%C3%A7as%2CDireitos%2CRenda

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Segunda fase do Open Banking tem início nesta sexta-feira (13) no Brasil

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA