Serasa lança nova ferramenta que pode bloquear consulta ao score

O Serasa criou uma nova função para os usuários que assinam a versão premium do sistema. A função batizada de Lock & Unlock permite bloquear ou desbloquear o Serasa Score, a avaliação de crédito e padrões do clientes.

Serasa lança nova ferramenta que pode bloquear consulta ao score
Serasa lança nova ferramenta que pode bloquear consulta ao score (Imagem: Startup Stock Photos/Pexels)

O objetivo do Serasa com esta nova função é diminuir as fraudes, uma vez que as empresas vão poder conferir de uma maneira mais fácil a oferta de crédito e os comportamentos do consumidor em questão.

Caso o usuário opte por bloquear sua pontuação, será um alerta para as empresas de que ele não está realizando negócios neste momento.

Já os consumidores que deixarem a pontuação desbloqueada, sinalizará que está a procura de crédito ou de outros serviços financeiros. O assinante será notificado sempre que uma empresa quiser ter acesso as informações. Após a notificação, é possível aceitar ou rejeitar.

Pedro Lopes, diretor do Serasa, disse que a nova função é uma revolução no mercado.

“Ela oferece ainda mais autonomia e proteção às empresas e aos consumidores, que, a partir de agora, podem sinalizar se estão em busca de crédito e decidir com apenas um clique se permitem ou não que as empresas conheçam o seu Serasa Score”, disse.

Para mudar a possibilidade de acesso ou não aos dados, o assinante deve logar no sistema através do site do Serasa, ir na tela “Mais proteção contra fraudes?” e confirmar se quer bloquear ou desbloquear.

Serasa Premium 

A função Lock & Unlock foi disponibilizada para 400 mil assinantes do Serasa Premium, plano que custa R$19,90 ao mês. Existe a opção anual que custa R$49,90.

O score do Serasa é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e sinaliza ao mercado quais são as chances do consumidor permanecer adimplente. Ele é vinculado ao CPF de cada consumidor e as empresas se guiam por ele para oferecer linhas de crédito e serviços financeiros.

Mesmo se o consumidor preferir deixar seu score bloqueado, a pontuação pertence sendo calculada normalmente pelo birô, e o consumidor pode acessá-lo em todos os canais do Serasa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.