Extra faz promoção de aniversário no WhatsApp dando celular como prêmio?

Está circulando na internet nos últimos dias, mensagens dizendo que o Extra estaria dando brindes para comemorar os 40 anos da empresa. Para participar, os interessados deveriam entrar em um site e compartilhar um link com os contatos do WhatsApp. Infelizmente, este é mais um golpe aplicado na rede.

Extra faz promoção de aniversário no WhatsApp dando celular como prêmio?
Extra faz promoção de aniversário no WhatsApp dando celular como prêmio? (Imagem Extra)

De acordo com o texto do golpe, o Extra estaria sorteando 400 brindes para comemorar o 40º aniversário. Esta tentativa de golpe já é comum. As informações foram apuradas pelo site Boatos.org.

Golpe envolvendo o Extra

Ao entrar no site indicado pelos golpistas para receber algum dos 400 prêmios prometidos, a pessoa se deparava com um cenário já conhecido. Para começar, são apresentadas perguntas genéricas para que a pessoa responda.

Após isso, é necessário abrir um “jogo de caixas” onde “encontrará o prêmio”. No final, a pessoa deve compartilhar um link com seus contatos do WhatsApp. Entre os prêmios citados, está um Samsung Galaxy A21s.

Percebemos aqui que o funcionamento deste golpe é similar a muitos outros desta categoria e mesmo obedecendo tudo que manda a mensagem, o usuário não recebe nenhum prêmio.

Ao clicar nestes links, existem três coisas que podem te acontecer: 

  • A pessoa pode ser direcionada para um site pesado que fará o celular ou computador travar 
  • Ser direcionado para um site através de programas de afiliados 
  • O usuário acaba em outro site com promoções falsas 

É importante frisar que em nenhuma destas opções você receberá algum prêmio 

Sendo assim nós reforçamos, a promoção do Extra é golpe. Existem milhares de outros golpes similares a este em toda internet. Ao se deparar com uma dessas mensagens, ignore e não caia no golpe.

Como se proteger

Quando receber ofertas de marcas conhecidas através do WhatsApp, não clique ou compartilhe o link. Antes disso, sempre confira através dos canais oficiais de comunicação de cada empresa, como site oficial ou nos perfis verificados se a mensagem recebida é verdadeira

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.