Impostos e DARF podem ser pagos no aplicativo do Nubank

Por meio do aplicativo do Nubank, os clientes podem realizar diversos tipos de pagamentos, como de impostos e Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O usuário poderá quitar o DARF com código de barras. Entenda como pagar estes documentos pelo app do Nubank.

Impostos e DARF podem ser pagos no aplicativo do Nubank
Impostos e DARF podem ser pagos no aplicativo do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

O DARF funciona como uma guia para o pagamento de impostos e outros tributos. Este documento é utilizado por quem investe, empreende ou precisa recolher o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Como pagar DARF pelo aplicativo do Nubank

Pelo aplicativo do Nubank, a única forma de pagar o DARF é com o código de barras. Se a guia vier sem o código, não será possível pagar pelo Nubank.

  1. Acesse o aplicativo do Nubank;
  2. Acesse a opção “Pagar” e clique em “Pagar um boleto”;
  3. Logo após, será possível escanear o código de barras do DARF com a câmera do celular ou digitar o número do código de barras manualmente.

Após este procedimento, o pagamento do DARF pode levar até 3 dias úteis para ser reconhecido pelo órgão emissor.

Se o DARF não tiver código de barras, o usuário poderá realizar o pagamento em terminais de autoatendimento, internet banking ou aplicativos dos bancos autorizados pela Receita Federal.

Atualmente, o pagamento de DARF com PIX pode ser feito apenas pelas empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

De qualquer modo, neste ano, a Receita deverá autorizar o pagamento de todos os documentos de arrecadação sob sua gestão via sistema Pix.

Pagamento de boleto pelo aplicativo do Nubank

De forma geral, o Nubank permite o pagamento de boletos, como de compras online, energia e luz. Para isso, o usuário deve ter saldo suficiente para completar o pagamento. Caso não seja suficiente, a pessoa deverá fazer um depósito que complemente a quantia disponível até que seja suficiente.

Caso o cliente Nubank já tenha o saldo necessário, o procedimento será o mesmo do pagamento de DARF. O pagamento poderá ser no mesmo dia, ou poderá ser para outra data — por meio de um agendamento.

Para o pagamento no mesmo dia, basta confirmar as informações do boleto — valor, quem o receberá, o código e banco em que será recebido — e clicar em “Confirmar pagamento”. Em seguida, basta digitar a senha de quatro dígitos.

No caso do agendamento, na hora de confirmar o pagamento, será preciso alterar a data para o dia desejado. Logo após, a senha de quatro dígitos deverá ser digitada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.