BH amplia vacinação da COVID-19 para quem tem mais de 29 anos

Nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Belo Horizonte (BH) decidiu ampliar o calendário de vacinação para adultos com 29 anos. A previsão é para que a imunização deste público se inicie no próximo sábado, 14.

BH amplia vacinação da COVID-19 para quem tem mais de 29 anos
BH amplia vacinação da COVID-19 para quem tem mais de 29 anos. (Imagem: TV Anhanguera)

O avanço no calendário de vacinação foi possível mediante a chegada de 36º lote com doses de vacinas contra a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ontem, 10.

Vale ressaltar que na última segunda-feira, 9, a cidade de Belo Horizonte já havia recebido 98.401 doses equivalentes ao 35º lote.

Desta forma, o cronograma da capital mineira ficará da seguinte forma:

  • Quarta-feira, 11: primeira dose para adultos com 32 anos completos;
  • Quinta-feira, 12: primeira dose para adultos com 31 anos completos;
  • Sexta-feira, 13: primeira dose para adultos com 29 anos completos.

De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a Covid-19 acontecerá das 08h às 17h nos pontos fixos e extras, e das 08h às 16h30 nos drive-thrus. Enquanto isso, aos sábados os horários serão alternados para as 07h30 às 14h e das 08h às 14h, respectivamente. 

A lista completa com os endereços de todos os pontos de vacinação pode ser conferida pelo portal oficial da Prefeitura de Belo Horizonte.

No entanto, é importante mencionar que a administração municipal também organizou postos exclusivos para o atendimento noturno, que irá acontecer de segunda a sexta-feira nas seguintes faculdades parceiras:

  • UFMG Campus Saúde: Avenida Professor Alfredo Balena, nº 190, Bairro Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: Rua dos Timbiras, nº 1.375, Bairro Funcionários – Funcionamento das 08h às 20h;
  • UNA-BH: Rua Aimorés, nº 1.451, Bairro Lourdes – Funcionamento das 08h às 20h;
  • Faminas-BH: Avenida Cristiano Machado, nº 12.001, Vila Clóris – Funcionamento das 08h às 20h.

Os grupos elegíveis à vacinação em Belo Horizonte devem, obrigatoriamente, morar na capital mineira e apresentar comprovante de residência junto ao documento de identificação pessoal com foto no ato da imunização.

Outros requisitos também devem ser cumpridos para tomar a vacina contra a Covid-19, como:

  • Não ter recebido nenhuma vacina contra a Covid-19;
  • Não ter tomado nenhuma outra vacina nos últimos 14 dias; 
  • Não ter apresentado sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias. 

Os mineiros ainda devem se atentar quanto a uma particularidade, pois, a Prefeitura organizou o atendimento de cada ponto de vacinação de acordo com as faixas etárias. Esta é mais uma razão que evidencia a necessidade de chegar a lista no portal oficial do município. 

Além do mais, os pontos de vacinação noturno atendem somente mediante convocação para o respectivo dia. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde de BH explica que, “caso a pessoa se dirija ao local em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina”.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.