Campanha de vacinação contra o novo coronavírus é suspensa no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (11), os cariocas que estavam com agendamento marcado para receberem o imunizante tiveram que esperar. Devido a falta de doses em estoque, o prefeito Eduardo Paes suspendeu o andamento as filas.
Manter a população imune contra o novo coronavírus tem sido o principal desafio dos governadores e prefeitos brasileiros. No Rio De janeiro, a campanha de vacinação foi suspensa por falta de medicamentos. A gestão da cidade explicou que não recebeu novos lotes por parte do Ministério da Saúde.
“Infelizmente fomos informados que as vacinas previstas para hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã [quarta-feira]. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10Mi [milhões] de doses estão lá desde 04/08!”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.
Queixas contra o governo federal
Além de informar que estaria congelando o cronograma, Paes utilizou seu perfil para relatar reclamações contra o Ministério da Saúde. O gestor explicou que novamente a região foi prejudicada pela falta de planejamento e distribuição das vacinas.
Diante do ocorrido, a previsão é de que a aplicação da 1º dose para o atual grupo prioritário passe a ocorrer a partir desta quinta-feira (12). Nesse momento, os convocados são os jovens acima dos 24 anos.
“O ministério tem 11,9 milhões de doses recebidas em seu estoque e a gente está esperando a confirmação do envio para hoje. Infelizmente, está tendo um atraso muito grande entre o recebimento por parte dos produtores que entregam ao Ministério da Saúde e o repasse aos estados”, afirmou Soranz, secretário municipal.
“É muito importante que o ministério acelere para que a gente não precise interromper o calendário. Eles disseram que estão providenciando a pauta de distribuição e devem liberar ainda esta manhã para que as vacinas cheguem, no máximo, até o fim da tarde“, concluiu.
Até essa terça-feira (25), a vacinação ocorria para quem tinha 25 anos. Com o atraso, espera-se que a secretaria publique um novo cronograma com as datas atualizadas até o fim do dia.