Tem como economizar gasolina? Descubra como diminuir valor!

Tem como economizar gasolina? Essa tem sido uma pergunta feita por muitos motoristas recentemente. Por conta do aumento recorrente no preço do combustível, a economia nos gastos tem sido uma forma de aliviar no bolso. Conheça algumas ações que podem ser feitas pelos condutores.

Tem como economizar gasolina? Descubra como diminuir valor!
Tem como economizar gasolina? Descubra como diminuir valor! (Imagem: Tomaz Silva/Agencia Brasil)

O reajuste no valor da gasolina tem sido uma dificuldade enfrentada por milhões de brasileiros. Mesmo que este problema fuja do controle dos motoristas, algumas ações individuais podem fazer com que o gasto com este combustível reduza.

Tem como economizar gasolina? Conheça algumas medidas para diminuir valor

  • Calibre os pneus: é importante que o condutor realize a calibragem recorrente — sempre com os pneus frios. Para saber a pressão recomendada, vale verificar o manual do proprietário.
  • Se atente ao alinhamento das rodas: o alinhamento, assim como o balanceamento dos pneus, é importante para que o veículo se mantenha estável.
  • Não force o motor: ao forçar o motor, há o aumento dos giros de maneira excessiva. Como resultado, o combustível gasta de forma mais rápido, e o componentes do veículo podem ser prejudicados.
  • Troque as marchas corretamente: conforme citado, o motor não deve ser forçado. Para isso, o condutor deve trocar as marchas no momento correto. Vale destacar que, para evitar gasto mais rápido da gasolina, é indicado que a pessoa evite altas velocidades.
  • Não sobrecarregue o veículo: caso o veículo ande com um volume alto de carga, mais combustível será gasto. Por conta disso, vale seguir a capacidade indicada pela montadora.
  • Utilize combustível de qualidade: ao abastecer com gasolina “batizada”, o veículo pode danificar, além de aumentar o consumo.
  • Evite deixar o veículo na reserva: quando o nível de gasolina no reservatório está baixo, acontece um aumento nas taxas de vaporização. Desse modo, há um desperdício de líquido.
  • Confira a situação dos cabos e velas: Como estes componentes são fundamentais para que o combustível queime da melhor forma, o condutor deve estar atento à situação atual dos itens.
  • Se atente ao catalisador e escapamento: se o catalisador tiver danificado, há mais consumo e emissão de gases tóxicos decorrentes da queima do combustível em água, nitrogênio e gás carbônico. Outro possível problema é o desprendimento dos componentes internos do sistema de escape e do catalisador.
  • Verifique o arrefecimento: caso a válvula termostática apresente problemas, pode causar travamento na posição aberta. Assim, há liberação total da passagem do fluído de arrefecimento para o radiador — de forma que o motor atue em temperatura abaixo do recomendado, e o sistema de injeção envie mais gasolina para queima sem necessidade.

De modo geral, é importante que o motorista sempre esteja com a manutenção do veículo em dia. Para auxiliar, é importante verificar o manual do fabricante.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.