Prefeito de Salvador libera mais flexibilizações e eventos com até 300 pessoas

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis comunicou novas flexibilizações para o comércio da capital. O anúncio foi dado na última sexta, 6, momento que a cidade estava com 42% da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Prefeito de Salvador libera mais flexibilizações e eventos com até 300 pessoas
Prefeito de Salvador libera mais flexibilizações e eventos com até 300 pessoas (Imagem: Márcio Filho/MTUR)

A mudança mais importante é o horário em que os bares e restaurantes da cidade podem funcionar, e também a liberação para eventos sociais com a presença de até 300 pessoas. O governador Rui Costa já havia liberado os eventos na última quinta, 5.

Com as alterações, os estabelecimentos podem funcionar até às 2h, com a condição de respeitarem os protocolos sanitários, como o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas.

Em eventos sociais como aniversários, casamentos, formaturas, entre outros, a apresentação de bandas está autorizada, desde que todos os músicos utilizem máscara e que não tenha dança no local. 

Bruno liberou também o funcionamento de feiras, exposições, encontros científicos e congressos sem limitação de público. Nestes casos também é obrigatório seguir as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Os anúncios foram feitos em uma coletiva no Subúrbio 360, no bairro de Coutos. Na entrevista, a prefeitura empossou 100 novos membros dos Conselhos Comunitários de Salvador.

Governo de Pernambuco iniciou nova fase de flexibilização

Na semana passada, entrou em vigor no Pernambuco novas flexibilizações do Plano de Convivência com a Covid-19, que determina o funcionamento dos setores sociais e econômicos em meio a pandemia.

Agora, os bares, restaurantes e demais serviços de alimentação podem funcionar das 5h até a meia-noite em todos os dias da semana.

“Liberamos recentemente a apresentação musical de grupos com até três integrantes, então os cuidados precisam ser redobrados. E permanece proibida a utilização de pistas de dança”, disse a executiva da pasta, Ana Paula Vilaça.

Ana Paula falou também sobre relatos de desobedecimento das determinações impostos pelo Plano. “Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.