IPVA 2021 Pará: Novo grupo tem vencimento marcado para esta segunda (9)

Termina hoje, 9, o prazo para os proprietários de veículos com placas final entre 49 e 69 pagarem o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 com desconto. Veja os abatimentos que serão concedidos.

IPVA 2021 Pará: Novo grupo tem vencimento marcado para esta segunda (9)
IPVA 2021 Pará: Novo grupo tem vencimento marcado para esta segunda (9) (Imagem: Thiara Montefusco/Governo do Ceará)

Os condutores que estão sem multas há dois anos, ganham 15% de desconto no valor do IPVA. Já quem não teve multas no ano passado, recebem 10% de desconto.

Por fim, é concedido um desconto de 5% nas demais situações. O desconto não é cumulativo.

O contribuintes possuem três opções para pagar o IPVA:

  • antecipado em cota única, com desconto;
  • pagar em até três parcelas antes do vencimento, sem desconto; ou
  • pagar o tributo de forma integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Pagamentos efetuados após a data de vencimento terão acréscimo de multas e juros.

Quem optar pela antecipação em três parcelas, deve se atentar a data final no calendário.

Também é possível acessar o Portal de Serviços da Sefa, indo no item IPVA Antecipação, para fazer consulta ao valor do tributo e emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para pagamentos à vista ou parcelado.

O pagamento pode ser efetuado na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), e também nas casas lotéricas.

Quando não houver antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago juntamente com o licenciamento do Detran.

Alíquotas do IPVA 2021 do Pará

As alíquotas do IPVA 2021 são 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, incluíndo jetski e veículos aeroviários não voltados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Veículos rodoviários com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos.

Pagamentos em atraso

Os contribuintes que estiverem com pagamentos em atraso seja de anos anteriores ou atuais, podem efetuar o pagamento no Portal de Serviços Sefa.

Dúvidas

Caso tenha dúvidas, ligue para o Call Center Sefa, 0800 725 5533. A ligação é gratuita, e os atendimentos são realizados  das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Também é possível utilizar o chat no site da Sefa ou enviar e-mail para [email protected].

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.