Como saber se vou ser aprovado para a seleção do SISU 2021.2?

Oficialmente o resultado do SiSU 2021.2 será divulgado apenas amanhã, 10. Mas, os estudantes podem ter uma noção parcial da aprovação consultando a nota de corte do curso em que concorre.

Como saber se vou ser aprovado para a seleção do SISU 2021.2?
Como saber se vou ser aprovado para a seleção do SISU 2021.2? (Imagem: FDR)

A lista de aprovados do segundo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada vai ser publicada amanhã, nessa segunda seleção foram ofertadas 62 mil vagas.

E, se você se inscreveu, pode ficar de olho em uma ferramenta do sistema que te ajuda a saber se tem possibilidades de ser aprovado ou não.

Nota de corte do SiSU 2021.2

A nota de corte é esse quesito que pode ajudar os inscritos a terem uma noção se vão conseguir a aprovação em determinado curso ou não.

nota de corte do SiSU não garante que o estudante conseguirá a vaga, mas ela é a menor nota que ele precisa para ser considerado para uma determinada vaga.

Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis naquela instituição e no número de inscritos. O Sistema de Seleção Unificada acaba gerando dois tipos de nota de corte, são eles:

Nota de corte parcial: É aquela que é calculada sempre ao final do dia, enquanto as inscrições estiverem abertas. Ela leva em consideração o “nível” dos candidatos que estão se inscrevendo naquele curso.

Nota de corte final: É a última nota de corte, calculada quando as inscrições são encerradas e não haverá mais oscilação entre o nível dos inscritos. Essa é de fato a nota considerada pelo Sistema e que acaba sendo o critério de seleção.

Como as inscrições já foram encerradas, a nota de corte final já está disponível e pode ser consultada, para isso basta acessar a sua página no participante.

A nota de corte é mais alta do que a minha média, e agora? Não se desespere, essa é uma média, mas podem acontecer diversas situações que farão você ser aprovado. Entre elas está a desistência de um participante que estava na sua frente.

Além disso, é possível participar da lista de espera e conseguir ingressar posteriormente.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.