Calendário de saques do auxílio emergencial até esta sexta-feira (13)

Pontos-chave
  • Calendário de saques do auxílio emergencial é atualizado;
  • Governo Federal anuncia novos informes sobre o projeto;
  • Segurados devem ficar atentos aos números de celular registrados no Caixa Tem.

Saque do auxílio emergencial é autorizado para novo grupo. Ao longo dos próximos dias, o Ministério da Cidadania estará autorizando os segurados do projeto a terem acesso ao benefício em espécie. Nesta segunda-feira (9), a liberação ocorre para os aniversariantes do mês de maio que devem recorrer ao app para fazerem a retirada.

Calendário de saques do auxílio emergencial até esta sexta-feira (13)(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Calendário de saques do auxílio emergencial até esta sexta-feira (13)(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Prestes a iniciar o pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial, o governo federal acaba de atualizar o calendário de saques referente a quarta rodada. Com o valor do abono já depositado nas contas do Caixa Tem, agora a população tem direito de retirar a quantia em espécie ou transferir para outra conta bancária.

Auxílio 2021 – Calendário de saque da 4ª parcela

Segundo o calendário oficial, a partir desta segunda-feira (09), a permissão para saque será concedida para os nascidos em maio. Já na terça-feira (10) será a vez dos aniversariantes de junho e até sexta-feira (13) os segurados do mês de setembro serão contemplados.

Mês de nascimento Saque em dinheiro disponível em
Janeiro 2 de agosto
Fevereiro 3 de agosto
Março 4 de agosto
Abril 5 de agosto
Maio 9 de agosto
Junho 10 de agosto
Julho 11 de agosto
Agosto 12 de agosto
Setembro 13 de agosto
Outubro 16 de agosto
Novembro 17 de agosto
Dezembro 18 de agosto

Como fazer o saque do auxílio emergencial 2021?

O procedimento de saque é simples. Inicialmente o sujeito deve ir até uma unidade da Caixa Econômica Federal. De frente para o caixa eletrônico, ele precisa abrir o aplicativo do Caixa Tem em seu celular.

Na ferramenta, é preciso selecionar a função ‘saque’ e depois clicar em ‘código de saque’. Na sequencia o Caixa Tem exibirá uma sequência de dígitos que deverá ser informada no Caixa Eletrônico.

Já de volta ao caixa eletrônico, o sujeito deve selecionar a guia do auxílio emergencial e depois apertar em ‘saque’. Nessa hora, informar os dígitos do código exibido no Caixa Tem, digite o valor que deseja retirar e clique em confirmar.

A quantia será imediatamente disponibilizada e você terá ainda um comprovante do saque efetuado. No entanto é válido ressaltar que só terá direito a liberação em espécie o sujeito que ainda tiver um valor mínimo retido na conta digital.

Calendário de saques do auxílio emergencial até esta sexta-feira (13) (Imagem: FDR)
Calendário de saques do auxílio emergencial até esta sexta-feira (13) (Imagem: FDR)

Antecipação do saque via PIX

Para quem precisar ter acesso ao valor em emergência é possível antecipar a quantia antes mesmo da autorização do governo.

Nesse caso o beneficiário precisa ter outra conta bancária em seu nome e fazer o envio através do PIX de seu Caixa Tem. Basta seguir as etapas abaixo:

  • No Caixa Tem escolha a opção Pix;
  • Clique na opção Pagar;
  • Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
    Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  • Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
  • Confira os dados preenchidos e selecione “Sim, digitar senha”;
  • Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  • Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  • Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento.

Calendário da quinta parcela do auxílio emergencial

Concluído o calendário de saques, o governo irá iniciar as liberações da quinta rodada. Já a partir do próximo dia 18 os segurados do Bolsa Família, que não precisam aguardar para ter o valor em espécie, passarão a ser contemplados com uma nova mensalidade.

Para esse grupo as datas dos depósitos são as mesmas pré-determinadas pelo cronograma oficial do BF:

Calendário do Bolsa Família – prorrogação do auxílio emergencial 2021

Quem recebe 5ª parcela 6ª parcela 7ª parcela
NIS de final 1 18 de agosto 17 de setembro 18 de outubro
NIS de final 2 19 de agosto 20 de setembro 19 de outubro
NIS de final 3 20 de agosto 21 de setembro 20 de outubro
NIS de final 4 23 de agosto 22 de setembro 21 de outubro
NIS de final 5 24 de agosto 23 de setembro 22 de outubro
NIS de final 6 25 de agosto 24 de setembro 25 de outubro
NIS de final 7 26 de agosto 27 de setembro 26 de outubro
NIS de final 8 27 de agosto 28 de setembro 27 de outubro
NIS de final 9 30 de agosto 29 de setembro 28 de outubro
NIS de final 10 31 de agosto 30 de setembro 29 de outubro

Já os demais segurados que não fazem parte do BF devem aguardar. Ao longo dos próximos dias estarão recebendo mensagens da Caixa Econômica informando suas novas datas de pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.