Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão apreensivos com a possibilidade de receberem um bônus no valor de R$2 mil. A expectativa cresce, pois uma valor extra é sempre bom e neste momento de pandemia ajuda ainda mais.
Abono
Esse abono extra no valor de R$2 mil para os segurados surgiu no ano passado por meio de uma Sugestão Legislativa (SUG) que teve como autor o cidadão Jefferson Brandão Leone, da Bahia.
O abono beneficiará os beneficiários com renda mensal igual ou inferior a três salários mínimos, ou seja, R$ 3.300, bem como para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Essa sugestão foi registrada no dia 19 de junho de 2020 e contou com 26.479 apoiadores da sugestão e está disponível para consulta pública em tramitação na CDH desde então.
Após o apoio dos cidadãos bem como com a divulgação da imprensa, no mês de julho de 2020 a SUG nº 15 foi recebida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) no Senado Federal, onde passou a ser o relator do texto, mas ainda não foi realizada movimentação.
A medida ainda pode ser aprovada?
Apesar de toda a mobilização, não há sinalização de que essa sugestão seja aprovada ainda este ano.
Diversos fatores contam para essa não aprovação, um deles é a proposta não ser oficializada e também meios de financiar esse pagamento.
Atualmente, o INSS paga alguns benefícios para os seus segurados como o calendário de salários previdenciários que está em vigor e contempla novos grupos essa semana. Este cronograma paga recursos voltados aos seguintes benefícios:
- Aposentadoria especial;
- Abono anual ou décimo terceiro salário;
- Aposentadoria por idade;
- Auxílio doença;
- Aposentadoria por tempo de contribuição atingido;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio Reclusão;
- Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS);
- Auxílio acidente;
- Pensão por morte;
- Reabilitação profissional;
- Salário-maternidade;
- Salário-família.
Meu INSS
O MEU INSS é a central de serviços para os segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.
Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.
Aqueles que já recebem uma renda paga pelo Instituto, devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.
O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.
O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS). O trabalhador pode baixar esse extrato em pdf para facilitar a visualização e para ter com ele sempre que preciso.
O beneficiário pode baixar, em pdf, o Calendário de Pagamentos, em que são colocadas as datas em que o INSS realiza o pagamento dos benefícios.
Desde o mês de maio, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o sistema também mudou.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento da Previdência.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.